Chamadas

Auxílio Brasil não será financiado pelo o IOF em 2022, diz secretário

O secretário especial de Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Bruno Funchal, disse nesta quarta-feira (22), que o aumento recente no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não pretende financiar a ampliação do Bolsa Família em 2022. Ele argumentou que a medida deve fornecer recursos somente para a criação do Auxílio Brasil, em novembro.

Bruno Funchal declarou em entrevista coletiva para explicar o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, documento que orienta a execução do Orçamento, que nunca foi intenção do governo, usar o IOF como financiador do Auxílio Brasil. “Isso nunca entrou no radar do governo”.

Funchal fez questão de dizer que para os próximos anos, a expansão do Bolsa Família poderá ser custeada pela tributação de dividendos, parcela do lucro de empresas distribuídas aos acionistas. A proposta consta da reforma do imposto de renda, aprovada pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado.

O governo tem a intenção de expandir o programa Bolsa Família, que em novembro passará a chamar Auxílio Brasil, de 14,7 milhões para 17 milhões de famílias atendidas, isso custará aos cofres públicos R$ 5 bilhões em 2021, valor a ser financiado com a elevação do IOF, e R$ 26 bilhões por ano a partir de 2022.

No entanto, o secretário não quis responder se existe algum plano alternativo do governo, se o Congresso não aprovar a Reforma do Imposto de Renda. Ele se limitou a dizer que o projeto de lei está avançando no Senado Federal.

O auxílio Brasil depende de um espaço no teto de gastos para que possa se tornar realidade. Para isso, o Governo Federal sabe que precisa aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite o parcelamento de precatórios (dívidas do governo reconhecidas definitivamente pela Justiça) a partir de 2022.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

21 minutos ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

37 minutos ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

2 horas ago

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

18 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

19 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

1 dia ago