Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado brasileiro até 2016 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Auxílio Brasil foi criado pelo Governo Federal com a finalidade de englobar várias políticas públicas (assistência social, saúde, educação, emprego e renda) em um só programa. Ele tem uma previsão de início em novembro deste ano e substituirá o atual programa Bolsa Família.
É importante destacar, que cerca de 14,6 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família, onde recebem em média R$189. O novo programa Auxílio Brasil estima trazer o valor mínimo, ao menos 50% maior do que o valor do Bolsa Família e pretende atingir cerca de 16 milhões de famílias.
A Medida Provisória 1061/21 que criou o programa Auxílio- Brasil prevê que as famílias de baixa renda, requerentes do programa tenham inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico)
Existe uma fácil alternativa para verificar quem possui inscrição no CadÚnico ou precisa atualizar seus dados cadastrais, basta baixar o aplicativo de celular Meu CadÚnico. Essa plataforma informa a situação do cadastro (se precisa de atualização ou está em processo de análise) e permite que o inscrito imprima seus comprovantes.
A única forma de ter acesso ao benefício Auxílio-Brasil é através da inscrição no CadÚnico, por esse motivo é de suma importância que as famílias que ainda não são cadastradas, realizem a sua inscrição para assegurar esse direito.
É bom ressaltar, que através do CadÚnico o governo tem acesso aos dados das famílias, assim pode garantir os direitos de quem precisa de auxílio.
Para assegurar a inscrição no CadÚnico, as famílias precisam ter alguns requisitos, são eles:
É importante ressaltar, que o cadastro também pode ser realizado pelo cidadão que não se encaixar em nenhum desses requisitos, porém necessita da inscrição no CadÚnico para receber um trabalho.
Depois de se encaixar nos requisitos, o próximo passo é comparecer ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência.
Para ter acesso a esse benefício é necessário reunir os seguintes documentos, dos membros da família: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; CPF; Carteira de Identidade (RG); Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); Carteira de Trabalho e Título de Eleitor.
Vale ressaltar, que quando falamos em membros da famílias estamos nos referindo às pessoas que residem no mesmo local e dividem as mesmas despesas.
A atualização do cadastro no CadÚnico pode ser realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência do inscrito. Nele, informações como: endereço, número de telefone, renda, entre outros serão atualizadas.
Quando as informações não são atualizadas, o benefício pode ser suspenso e o beneficiário poderá ser excluído do Cadúnico. Anualmente o governo convoca as famílias com dados desatualizados e corrige as possíveis irregularidades.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…