Chamadas

Auxílio Brasil: será que você vai continuar recebendo no ano que vem?

O Auxílio Brasil para desespero de muita gente só tem validade para o ano de 2022. Neste ano, cerca de 17,5 milhões de famílias estão sendo beneficiadas, um aumento de cerca de 3 milhões de pessoas. No ano passado, o Bolsa Família atendia 14,6 milhões de famílias.

O ano ainda está no começo, mas as pessoas que recebem o benefício já estão com o pensamento em 2023. Essa preocupação tem lógica, isso porque no ano passado, o Congresso Nacional aprovou a polêmica PEC dos Precatórios, o texto aprovado obriga o governo a manter o programa de transferência de renda também em 2023, sendo o pagamento de forma permanente.

Segundo a PEC o próximo presidente terá que manter o benefício, seja ele quem for. O que na verdade acontece é que o Auxílio Brasil tem validade até dezembro deste ano. No ano que vem, ele pode continuar, como pode ser extinto, dando lugar a uma outra forma de benefício para atender as pessoas de baixa renda. 

Para 2023 as coisas ainda estão indefinidas em relação ao Auxílio Brasil. Como estamos num ano eleitoral, e vamos escolher um novo presidente, o novo mandatário pode ser o presidente Jair Bolsonaro, ou um novo nome no poder. Por isso, o Auxílio Brasil está indefinido. Bolsonaro continua no poder, o benefício continua. Sendo uma outra pessoa, não se sabe o que acontecerá.

O que ficou definido para 2022 é que o valor médio de R$ 400 será pago até 31 de dezembro. Quem recebe menos de R$ 400, terá um acréscimo de um adicional para chegar no valor médio atual. Para quem recebe acima do valor médio, não terá direito a acréscimo.

Auxílio Gás

Com o auxílio gás a história é outra. Ele está garantido por cinco anos, pagando a metade do valor  do botijão de gás de 13 kg, beneficiando cerca de 5,4 milhões de pessoas. Mesmo que no ano que vem não seja Bolsonaro o presidente, o benefício terá que ser pago pelo período determinado.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

24 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

16 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

16 horas ago