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Auxílio-doença mudanças que vão atingir os pensionistas

Os trabalhadores que são segurados do INSS, recebem o auxílio-doença e tinham perícia agendada para a renovação do benefício, terão o pagamento feito de forma automática. A transferência continuará até que o serviço presencial seja restaurado.

Segundo o instituto, a reativação será realizada na folha de pagamento mensal, na competência seguinte à cessação.

Considerando que 30 dias após a data da interrupção, o valor pago é o mesmo de antes.

Aqueles que exigem renovação de benefícios e esperam experiência, desde que a agência não possua serviços públicos, podem solicitar atestados médicos adicionais por meio do portal Meu INSS.

O atestado deve atender aos requisitos e: – ser claramente identificável e não abreviado; possui o carimbo de assinatura e identificação do profissional emissor e foi registrado na sociedade de classificação. Ter as informações sobre a doença ou o Código Internacional da Doença (CID); e conter o prazo estimado de repouso necessário.

Todos os estados propostos serão submetidos a análise preliminar por especialistas médicos federais.

Durante o período de avaliação, o INSS pagará antecipadamente o salário mínimo com três meses de antecedência no valor de 1.045 reais.

A Secretaria Especial de Seguridade Social e Trabalho assinou com o INSS e emitiu em 7 de abril no Decreto no 9.381 do Diário Oficial da União para garantir esse valor.

De acordo com o decreto, as pessoas que enviarem documentos falsificados estarão sujeitas a sanções penais e compensarão os pagamentos recebidos indevidamente.

Quando finalmente o auxílio-doença for concedido, seu valor será devido a partir da data de início do benefício (data do requerimento), deduzindo-se as antecipações já feitas.

Veja como enviar o atestado do auxílio doença pelo aplicativo

1) Acesse o Meu INSS, pelo gov.br/meuinss ou pelo aplicativo e selecione a opção “Agendar Perícia”.

2) Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.

3) Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.

4) Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”.

5) Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento.

6) Na tela que se abre, clique em “Anexar”.

7) Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.

8) Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”.

OBS: Essa será a agência onde o benefício será mantido. O INSS ressalta que o atendimento nas agências está suspenso temporariamente.

9) Marque a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.

10) Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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