Chamadas

Auxílio-doença será suspenso a partir do dia 19 para quem não fez perícia

O auxílio-doença de muitos segurados pode ser suspenso se não for realizada a perícia médica pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isto porque, no dia 27 de setembro começou a ser realizado um pente-fino nos benefícios por incapacidade temporária.

Segundo o INSS foram convocados 95 mil segurados para agendar perícia médica. As informações são que até segunda-feira (8), cerca de 10 mil marcaram o exame. De acordo com o jornal Agora São Paulo, O INSS informou nesta quarta-feira (10), que os beneficiários do Auxílio-doença que ainda não agendaram a perícia médica poderão marcar o exame até o dia 19 de novembro. Após essa data o benefício será suspenso. O prazo terminaria nesta quinta-feira (11), mas o Instituto acabou dando uma chance para quem ainda não fez o procedimento.

Confira no link o edital de convocação dos segurados que precisam fazer a perícia médica. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-347888278

De acordo com o INSS, alguns beneficiários não foram localizados pelo endereço da base de dados do Instituto, logo, não marcaram a perícia. O Instituto informou que alguns segurados que receberam a carta de notificação também não agendaram o exame.

Cerca de 170 mil pessoas começaram a receber as cartas a partir do mês de julho deste ano. As perícias tiveram início em agosto. Quem recebe tem um prazo de 30 dias para realizar o agendamento da perícia médica.

O que acontece se não for feita a perícia médica?

O beneficiário que não atender à convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso.
A partir da suspensão, o beneficiário tem até 60 dias para procurar o INSS e agendar a perícia.

  • Se não procurar o INSS neste prazo, o benefício será cancelado.
  • Na data marcada para a realização da avaliação, o segurado deve levar a documentação médica disponível como atestados, laudos, receitas e exames.
  • Quem recebe auxílio-doença e tem mais de 60 anos não está automaticamente livre de ser convocado. Nessa situação, para estar livre de ter o pagamento cortado, será preciso estar recebendo o benefício há mais de 15 anos.

Último dia

Nesta quinta-feira (11) seria o último dia para o segurado que recebe o auxílio-doença e ainda não fez o exame, agendar sua perícia médica, mas o INSS acabou adiando para o dia 19 de novembro.

O benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) é o mais visado pelo Instituto. A mira do INSS é nos que estão sendo pagos há mais de seis meses sem a realização de perícia médica.

Para marcar o exame, existem três maneiras:

Aplicativo Meu INSS (Android e iOS)
Central de atendimento 135
ou pela página do INSS.

Fique Atento

Nem todos os beneficiários de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez podem ser alvo do pente-fino. E isso está definido na própria Lei 13.457/2017, que definiu as regras da revisão do INSS. Não pode perder o benefício quem tem 55 anos de idade, ou mais, e recebe auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez há mais de 15 anos. Também fica a salvo o aposentado por invalidez com mais de 60 anos.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

6 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

13 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

13 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago