Aplicativo auxílio emergencial do Governo Federal. / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Tribunal de Contas da União determinou que os beneficiários do Auxílio Emergencial devem passar por reanalise mensalmente pelo Ministério da Cidadania.
O objetivo da medida proposta pelo ministro Bruno Dantas, visa evitar o pagamento do auxílio a quem não está mais se enquadrando nas regras, ou quem descumprir os critérios legais para a concessão do benefício.
De acordo com o ministro Bruno Dantas, os pagamentos indevidos podem chegar a R$ 42 bilhões. Atualmente 1,31 milhão de beneficiários já foram excluídas do auxílio.
O ministro ainda apontou que “É importante que o governo verifique se os beneficiários que, em março, preenchiam os requisitos para recebimento do benefício, permanecem nas mesmas condições de vulnerabilidade”.
A reanalise de todos os beneficiários tem um custo, mas o ministro já informou estar ciente dos gastos e que a possibilidade de evitar fraudes justifica tal medida.
Com a reanalise os beneficiários com empregos formais ou titulares em outros benefícios de natureza previdenciária, assistencial ou trabalhista sejam excluídos do auxílio.
Para o ministro o Auxílio Emergencial é uma medida bem sucedida quando falamos em redução de pobreza, entretanto as revisões tem a finalidade única de encontrar irregularidades como por exemplo a inscrição de mais 70 mil militares para receber o benefício, “enquanto 3,3 milhões de pessoas carentes foram indevidamente excluídas do programa”.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…
O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…
O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…
Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…
O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…