Chamadas

Auxílio Emergencial: Mais seis milhões de pessoas poderão receber o benefício

O auxílio Emergencial 2021 será antecipado na sua segunda parcela. Os depósitos feitos pela Caixa Econômica Federal (CEF) vão começar no domingo (16) para os nascidos em janeiro e vão até 30 de maio para os nascidos em dezembro. Antes os pagamentos seriam no dia 16 de junho.

houve também a antecipação do calendário de saques e transferências em dinheiro. Agora as pessoas vão poder sacar de 31 de maio a 17 de junho (antes era de 8 de junho a 8 e julho), de acordo com seu mês de nascimento.

Já com a segunda parcela começando a ser paga neste domingo, o governo decidiu que mais de seis milhões de brasileiros podem ser habilitados para receberem o auxílio emergencial.

O Ministério da Cidadania informou que a ideia é que essas pessoas estejam no grupo das que pediram o benefício no ano passado, mas que por algum motivo não chegaram a receber. Ou ainda as que receberam e tiveram o cancelamento em 2020.

Pelas regras do Novo Auxílio Emergencial, somente receberão o benefício quem foi contemplado no ano passado. Quem deu entrada em no programa em 2020, e não recebeu, não vai poder receber em 2021. Mesmo que o cidadão esteja precisando de dinheiro.

O governo acredita que essa regra pode ser mudada. Sendo possível inserir até essas pessoas que não receberam no ano passado. De acordo o Ministério da Cidadania, o Dataprev pode passar uma espécie de pente fino nos dados destes cidadãos para saber quais possuem direito ou não.

No entanto, para ter direito ao benefício, o cidadão também terá que seguir todas as outras regras do texto base. Entre elas, por exemplo, o fato de não ser um trabalhador formal.

Inclusão no Auxílio Emergencial

Uma possível inclusão de novos beneficiários poderia ocorrer porque o recurso que o governo possuí é suficiente para pagar todos os 40 milhões de pessoas que estão no benefício. Ou seja, sobrou dinheiro.

A PEC Emergencial, que trouxe de volta o Auxílio Emergencial, liberou para o governo R$ 44 bilhões, para fosse possível paga o benefício. Segundo o Ministério da Cidadania, atualmente o governo deverá gastar algo em torno de R$ 36 bilhões.

Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Então, o dinheiro que vai sobrar poderá servir justamente para incluir essas novas pessoas no programa. Porém, a inclusão de novos brasileiros ainda não é uma decisão oficial. Antes de comemorar, é melhor aguardar.

Prorrogação do benefício

O ministro da Economia, Paulo Guedes já pensa que o que vai sobrar poderá servir para uma possível prorrogação do auxílio. Ele sempre mencionou essa possibilidade. Inclusive, existe uma pressão do Congresso para isso acontecer.

Muitos parlamentares já começaram a pedir a prorrogação do Auxílio Emergencial, que poderá ser até novembro. Eles querem que o Governo use exatamente esse dinheiro excedente para fazer isso.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

7 minutos ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

4 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

4 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

5 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

7 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

8 horas ago