Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O auxílio emergencial caiu na sua conta, que alegria! Você deu pulos de alegria, usou o dinheiro, porém, agora descobriu que não tinha direito ao benefício e vai precisar devolver o dinheiro para o governo.
Quem recebeu o auxílio emergencial indevidamente precisa devolver os valores aos cofres públicos. Para isso, foi criado um documento com regras para devolução pela que não tinha direito ao benefício concedido pelo Governo Federal. As regras foram determinadas pelo Ministério da Cidadania.
Em 2020, a pandemia do novo coronavírus pegou o Brasil e o resto do mundo de surpresa, criando uma crise financeira. O nosso governo, para atender as pessoas chamadas de vulneráveis, criou o Auxílio Emergencial. Após o pagamento do benefício, o Tribunal de Contas da União verificou que muitos aprovados que não se enquadram nas regras de concessão receberam o dinheiro.
Nos próximos dias, as pessoas que receberam indevidamente o auxílio serão notificadas a emitir uma guia de pagamento. Quem não realizar a devolução, o seu nome poderá ser incluído na dívida ativa. A determinação está na Portaria 667/2021.
O valor deverá ser devolvido por quem:
Cerca de 650 mil pessoas receberam os pagamentos indevidamente somente no último mês, segundo o relatório do TCU.
Quando o cidadão receber a notificação, deverá acessar o site
https://devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br/devolucao e informar os dados que serão solicitados. Depois clique em “Emitir GRU” e gerar uma Guia de Recolhimento da União (GRU).
O boleto deverá ser pago nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…