Auxílio emergencial - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles / editado por Jornal Contábil
O auxílio emergencial aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República é um benefício criado para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia do Covid-19, já que muitas atividades econômicas foram gravemente afetadas pela crise.
O Auxílio emergencial chegou ao fim, dando lugar ao Auxílio Brasil. Programa social do governo destinado às famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que, na sua formação, tenham gestantes, mães que estão amamentando, crianças, adolescentes e jovens com até 21 anos completos.
Porém ainda existe um grupo de pessoas que pode sacar o Auxílio Emergencial em 2022. Saiba mais!
Em 2022 ainda existe o pagamento do Auxílio emergencial retroativo, o benefício é referente ao ano de 2020, que deveria ter sido pago aos pais solteiros chefes de família, que estavam inscritos no CadÚnico ainda no ano passado.
Isso ocorreu pois o presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2022 vetou o projeto de lei que estendia ao homem provedor de família monoparental o recebimento em dobro do auxílio emergencial.
A estimativa do governo é que 1,3 milhão de pais solteiros sejam beneficiadas com a cota dupla em 2022. Esses pais receberão um valor entre R$ 600 e R$ 3 mil, dependendo de quando iniciou o pagamento do benefício social.
Para receber o Auxílio Emergencial pai solteiro será necessário cumprir os seguintes requisitos:
Não é mais possível consultar o Auxílio Emergencial no portal da Dataprev apenas com CPF. Atualmente para realizar a consulta é preciso ter conta Gov.Br.
Para consultar o auxílio emergencial retroativo pelo Dataprev 2022, siga o passo a passo:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…