Chamadas

Auxílio Emergencial vai voltar a ser pago em 2021 se houver 2ª onda

O Ministro da Econômica, Paulo Guedes, admitiu a possibilidade de uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial caso o Brasil venha a enfrentar uma segunda onda da Covid-19.

De acordo com Guedes as 67 milhões de contas criadas para pagamento do Auxílio Emergencial vão facilitar o pagamento do benefício caso ocorra a segunda onda no país.

O Auxílio Emergencial teve sua aprovação pelo Congresso e chegou como medida do governo para reduzir os impactos causados pela pandemia na economia brasileira e na vida dos trabalhados.

Atualmente os pagamentos do auxílio emergencial seguem até o final do mês que vem. Onde será pago a nona e última parcela do benefício até então.

De acordo com Guedes caso ocorra uma segunda onda da covid-19, apesar de não ser o “plano A” do governo, a liberação do auxílio emergencial será necessária.

Paulo Guedes ainda disse que “existe possibilidade de haver uma prorrogação do auxílio emergencial? Aí vamos para o outro extremo. Se houver uma segunda onda de pandemia, não é uma possibilidade, é uma certeza. Nós vamos ter de reagir, mas não é o plano A. Não é o que estamos pensando agora”.

De acordo com o ministro o governo vem gastando aproximadamente 10% do PIB, ou seja, mais de R$ 600 bilhões no ano de 2020 para o pagamento do auxílio emergencial. Guedes ainda disse que “A pandemia está descendo, o auxílio está descendo junto, e economia voltando. Essa é nossa realidade, nosso plano A. ‘Ah, mas veio uma segunda onda’. Ok, vamos decretar estado de calamidade de novo e vamos nós, de novo, com a experiência que temos agora, recalibrando os instrumentos”.

“A pandemia está descendo, o auxílio está descendo junto, e economia voltando. Essa é nossa realidade, nosso plano A. ‘Ah, mas veio uma segunda onda’. Ok, vamos decretar estado de calamidade de novo e vamos nós, de novo, com a experiência que temos agora, recalibrando os instrumentos”, disse ele, acrescentando que, nesse caso, “ao invés de gastar 10% do PIB, como foi nesse ano, gastamos 4% [em 2021]”.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

3 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

5 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

13 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

13 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

13 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

13 horas ago