Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil
Sim! O auxílio-gás retorna neste mês de outubro e os beneficiários do programa já podem respirar aliviados. Trata-se de um benefício que auxilia famílias de baixa renda na compra do botijão de gás de cozinha, essencial para sua qualidade de vida.
Contudo, o valor neste décimo mês do ano pode ser um pouco mais baixo que há dois meses. Vamos explicar a seguir.
Em agosto, o programa social atendeu mais de 5,6 milhões de beneficiários, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O auxílio retorna sem um valor definido até o momento, mas já é possível fazer uma previsão do valor com base no preço médio do gás de cozinha. Em agosto, foi de R$ 108, correspondente ao valor integral da média nacional do valor do botijão de gás de 13kg.
O valor correto só terá divulgação a partir do dia 10. Todavia, conforme os relatórios divulgados pela agência, a média do GLP 13kg nesse período foi de R$ 103,74, o que pode fazer com que o benefício seja ainda menor que o de agosto.
Leia também: Veja Quando Será O Pagamento Do Próximo Auxílio-Gás
De acordo com as regras deste benefício, os pagamentos ocorrem a cada dois meses. Como o último aconteceu em agosto, o próximo ocorre neste mês de outubro.
O número de contemplados caiu consideravelmente de 2022 para este ano. Até dezembro eram 5,9 milhões de famílias contempladas, enquanto em agosto foram 5,6 milhões de beneficiados.
O cronograma de pagamentos segue uma ordem estipulada pelo último número de Número de Identificação Social (NIS), seguindo o calendário do Bolsa Família.
Assim, todos os que estão inscritos no Bolsa Família recebem o Vale-gás, além dos inscritos no CadÚnico, sistema do governo que inclui beneficiários para programas sociais. Para isso, é necessário que esteja dentro dos requisitos, ou seja:
Lembrando que o benefício destina-se especialmente às mulheres vítimas de violência doméstica e alguns outros grupos mais vulneráveis.
Para se inscrever no auxílio-gás é necessário ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou outra unidade de atendimento em seu município de sua localidade. Caso esteja regular sua inscrição, o repasse acontece pelo Caixa Tem.
Os pagamentos do auxílio-gás este mês ocorrem junto com o Bolsa Família. Confira as datas!
Leia também: Gasolina Ou Etanol, Qual Está Mais Vantajoso Para Os Brasileiros?
O Responsável Familiar (RF) do Auxílio-Gás terá o benefício depositado em conta digital ou bancária.
Se o RF não tiver acesso a nenhuma das contas oferecidas, será criada uma conta de poupança digital social, quando possível.
Podem retirar o valor nas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento, usando o mesmo cartão e senha que já utilizam para o Auxílio Brasil (Bolsa Família).
O pagamento do Auxílio Gás será realizado ao RF, com prioridade para as mulheres, caso elas sejam indicadas no Cadastro Único.
Para famílias não registradas no Cadastro Único que recebem o BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício ou ao seu Responsável Legal.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…