Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil
O Programa Auxílio Gás dos Brasileiros já foi regulamentado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro na última semana. O Programa disponibilizará um ticket a cada dois meses, para famílias de baixa renda comprar gás de cozinha a partir de dezembro deste ano.
Ainda não foi divulgada nenhuma data exata de quando o beneficio começará, mas caberá ao Ministério da Cidadania a responsabilidade de elaborar e divulgar um calendário de pagamentos.
Terão direito a receber o vale gás:
Lei 14.237/21
Art.3° As famílias beneficiadas pelo auxílio Gás dos Brasileiros terão direito, a cada bimestre, a um valor monetário correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg (treze quilogramas) de GLP, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos 6 (seis) meses anteriores, conforme definição em regulamento.
De acordo com a ANP o valor médio do botijão de gás de cozinha no Brasil atualmente é, R$ 102,46. Mas em determinados lugares está chegando a R$ 130. A previsão é que o auxilio dure pelo menos 5 anos, portanto, deve haver 30 parcelas do vale gás de 52 reais.
Para quem quer consultar se irá receber o beneficio o Ministério da Cidadania irá divulgar um link ainda no mês de dezembro para que os cidadãos brasileiros possam consultar se tem direito.
O pagamento será feito por meio de um “voucher” que pode ser trocado pelo botijão em pontos de revenda específicos.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…