O governo começou a pagar nesta segunda-feira (13) o Auxílio Gás a 5,95 milhões de famílias que vão receber o valor de R$ 112. Para ter direito ao benefício é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
O pagamento do Auxílio Gás é feito ao responsável familiar, preferencialmente à mulher, que deve ser indicada no cadastro. Também tem direito ao benefício as pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O pagamento será feito ao titular do benefício ou ao seu responsável legal.
Leia Também: Dependentes químicos têm direito a algum benefício do INSS?
Como consultar?
O beneficiário que desejar fazer uma consulta, basta baixar os aplicativos Auxílio Brasil (para Android ou iOS) ou Caixa Tem (para Android ou iOS).
Ligar para o telefone 111. Tendo dúvidas sobre o Auxílio Gás, o beneficiário poderá ligar para o telefone 121.
Como sacar?
O Auxílio Gás, com o valor equivalente a 100% do custo médio do botijão de 13kg será depositado na conta da Caixa Econômica Federal do titular da conta e seguirá o calendário do Bolsa Família.
Calendário de pagamento
- NIS de final 1: 13 de fevereiro (já pago)
- NIS de final 2: 14 de fevereiro
- NIS de final 3: 15 de fevereiro
- NIS de final 4: 16 de fevereiro
- NIS de final 5: 17 de fevereiro
- NIS de final 6: 22 de fevereiro
- NIS de final 7: 23 de fevereiro NIS de final 8: 24 de fevereiro
- NIS de final 9: 27 de fevereiro
- NIS de final 0: 28 de fevereiro
Leia Também: Novo RG: Veja quem precisa obter o documento atualizado
Quem tem direito ao Auxílio Gás
Famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 651 em 2023).
Famílias que tenham na sua composição pessoas que morem na mesma casa e recebam o BPC (Benefício de Prestação Continuada), inscritas ou não no CadÚnico.
O Auxílio Gás é o programa do Governo Federal criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.
O benefício do Programa Auxílio Gás será pago no limite de 1 (um) benefício por família beneficiária.
O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp