Chamadas

Avaliação de Haddad e Lula pioram no Mercado Financeiro, mostra Genial/Quaest

A avaliação do trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a expectativa para a economia brasileira pioraram em setembro na opinião do mercado financeiro, mostrou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira.

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil – Fernando Haddad

Os que avaliam o trabalho do ministro da Fazenda como positivo somaram 46% em setembro, ante os 65% de julho, enquanto os que veem a atuação de Haddad como negativa aumentaram para 23%, frente a 11%. Já a avaliação regular sobre o trabalho do ministro subiu para 31%, contra 24%.

Em relação à taxa Selic definida nesta quarta-feira (20), na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), 80% apostam em 12,75%, enquanto 10% apostam que ficará abaixo de 12,75% e 10% acima.

Sobre expectativa em relação à economia nos próximos 12 meses, a parcela que acredita que irá piorar subiu de 21% em julho para 34% em setembro, enquanto melhorar caiu de 53% para 36% e ficar do mesmo jeito subiu de 26% para 30% das respostas. A parcela que acredita que a política econômica está indo na direção errada subiu para 72% neste mês, contra 53% em julho.

Já os que acreditam na direção da política econômica caiu para 28%, de 47% na pesquisa anterior.

Presidente Lula 2023 – Imagem: divulgação

Governo Lula

Em relação ao governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, a avaliação negativa aumentou para 47% em setembro, de 44% em julho, enquanto a positiva caiu para 12% dos entrevistados, de 20% em julho. A avaliação regular subiu para 41%, de 36%.

O principal problema que dificulta a melhora da economia hoje apontado pelos entrevistados foi “a falta de uma política fiscal que funcione” (57%), seguido por “interesses eleitorais” (22%), “baixa escolaridade e produtividade da população (22%) e “alta de juros” (6%).

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

14 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

15 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

21 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

21 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

21 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

21 horas ago