Foto: Agência Brasil
Você sabe como funciona o aviso prévio dado pela empresa? Nele, a lei afirma que os empregadores devem pagar um salário ao demitir funcionários sem justa causa.
Este aviso prévio tem um tempo mínimo de trinta dias e vai até noventa dias, de acordo com o tempo de contratação.
O Brasil é conhecido por sua alta carga tributária sobre as folhas de pagamento e pelos muitos benefícios que oferece aos seus funcionários.
Contratar no Brasil não é barato. Inclusive, é comum dizer que um empregado custa o dobro de seu salário. O que não é mencionado tantas vezes é quanto custa demitir seu empregado.
Antes de discutir os detalhes sobre os custos de demissão, é importante entender as duas circunstâncias comuns em que os funcionários são demitidos no Brasil.
– A primeira é a demissão por justa causa, que é quando o empregado comete uma das falhas previstas pela CLT.
– A outra é a demissão sem justa causa, que corresponde ao funcionário demitir seu empregador sem qualquer razão legal para fazê-lo.
Por isso, a demissão sem justa causa é a mais comum no Brasil, gerando o chamado aviso prévio dado pela empresa.
A demissão sem justa causa implica que a razão pela qual você está demitindo seu empregado não está prevista na CLT.
– Portanto, como o empregado não fez “nada” para ser demitido (pelo menos em teoria) e, por isso, será compensado através de benefícios.
O “Fundo de Garantia por Tempo de Serviço” é um conjunto de recursos arrecadados do setor privado (em sua maioria de empresas) e administrado pela Caixa Econômica Federal.
– O objetivo desses recursos é oferecer suporte aos funcionários quando eles são demitidos de seus trabalhos.
Quando você demitir seu empregado alegando justa causa, você não terá que pagar a taxa de 50% sobre o FGTS e ele só poderá sacar o saldo de sua conta após ficar desempregado por três anos.
Ao dispensar seu empregado, você deve notificá-lo com um mês de antecedência ou pagar a ele o valor equivalente a um salário mensal.
Há algum tempo, uma nova legislação foi implementada e, além dos 30 dias anteriores, agora há a adição de três dias por ano de trabalho.
Portanto, um funcionário que trabalhou por 20 anos receberá um aviso prévio de 90 dias, que corresponde a três meses de salário.
Existem alguns “acordos” que podem ser feitos com o funcionário dentro da legalidade, que é o pagamento do aviso prévio dado pela empresa caso sua volta ao local de trabalho seja algo problemático.
Seja como for, essas são as informações necessárias para qualquer empresário compreender sobre o aviso prévio dado pela empresa.
As leis trabalhistas, como a do aviso prévio dado pela empresa, são leis fortes no Brasil e devem ser amplamente compreendidas para evitar problemas para as empresas.
Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Com informações Vers Contabilidade
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…