Atualmente, ainda é muito comum que pessoas procurem downloads gratuitos de filmes e séries, ao invés de pagar pelo serviço. O provento da internet trouxe diversas facilidades e vantagens, no âmbito da comunicação e do acesso a produtos e serviços, entretanto, ao mesmo tempo contribuiu para um novo método para disseminação da pirataria.
Nesta linha, a pirataria não é necessariamente algo da nossa história mais recente, mas há de se concordar que a prática, hoje ocorre na maioria das vezes pelos meios digitais. Diante disso, surge a dúvida: estou cometendo um crime ao adquirir produtos piratas na internet?
Em suma, baixar filmes, séries, livros, jogos ou qualquer outro produto semelhantes em sites irregulares é sim considerado um crime, conforme previsto no artigo 184 do Código Penal. A prática pode sujeitar a pessoa a uma pena de detenção que varia de 3 meses a 1 ano, ou ao pagamento de uma multa.
Contudo, cabe explicitar que baixar filmes para o próprio consumo até pode ferir a ética, todavia, não necessariamente competirá às penas descritas acima. A problemática surge quando o download é atrelado ao lucro direto e a comercialização do produto irregular, dado que a prática trata-se de uma violação da da Lei de Direitos Autorais (LDA).
Segundo Luciano Benetti Timm, ex-presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria, o autor tem direito à reprodução de sua obra, ou seja, para que o produto seja consumido, o autor deve dar a autorização prévia. O mesmo é aplicado para o armazenamento em computador, conforme o previsto no artigo 29 da LDA. “Baixar filmes da internet sem esta autorização seria a conduta tipificada neste artigo”, diz Luciano,
Aliás, para os consumidores de pirataria, ainda cabe o alerta sobre o vazamento de informações pessoais. Ao realizar o download dos famosos Torrents, é possível que alguns dados sensíveis sejam “roubados”, o que pode trazer diversas consequências, inclusive, no âmbito financeiro.
Sendo assim, apesar de você não cometer necessariamente um crime, ao baixar um filme sem o intuito de lucrar, mas para uso próprio, você ainda corre riscos que poderiam ter sido evitados.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp