Para um bom planejamento estratégico e financeiro de uma empresa, é necessário lançar mão em alguns documentos que podem revelar muito do desempenho da sua empresa. Nesse momento, contar com o balancete é essencial.
Os números gerados pelo balancete contábil, podem auxiliar o empresário a analisar e efetuar um controle interno financeiro mais rígido para interpretar melhor o cenário de ativos e passivos da instituição em um determinado intervalo de tempo.
Na leitura a seguir, vamos falar sobre este importante documento, o que deve compor e quais os tipos. Acompanhe!
Balancete é um documento que mostra todas as movimentações e demonstrações financeiras em um determinado período de uma empresa. Além disso, também serve para identificar lucros e prejuízos.
Conhecido também como Balancete Contábil ou Balancete de Verificação, trata-se de uma importante ferramenta para acompanhar a gestão financeira de uma empresa.
Nele é possível visualizar a situação atual da empresa quanto às questões financeiras. Esse documento também é uma ferramenta muito valiosa para acionistas, investidores em potencial, concorrentes e fornecedores.
Leia também: Rotina contábil precisa se adequar à nova lei de itens essenciais
Os tipos de balancete diferem entre si pela forma como as contas são apresentadas, ou seja, cada balancete poderá atender a propósitos diferentes.
Abaixo, revelaremos quais as principais características de cada um:
Os nomes são realmente semelhantes e isso causa uma certa confusão. No entanto, existem diferenças que vamos explicar a seguir.
Dessa forma, o balancete é um documento que antecede o Balanço Patrimonial, e serve para demonstrar a movimentação financeira da empresa em um período determinado. Já o balanço patrimonial é emitido após o balancete, e permite apurar o desempenho empresarial ao longo de todo o ano.
Ao contrário do balancete, o balanço é obrigatório e deve ser elaborado por um contador profissional.
O balancete precisa ter, essencialmente, as seguintes informações:
As informações podem se apresentar de formas diferentes, de forma que também se atenda às necessidades da empresa.
Leia também: ECD: qual a diferença entre o SPED Contábil e o fechamento de balanço?
Por fim, concluímos que o balancete é um relatório contábil que reúne informações sobre os créditos e os débitos de uma empresa, dentro de um determinado período, com o objetivo de orientar o gestor na hora de tomar uma decisão mais assertiva e prática.
Apesar de não ser um documento obrigatório, o balancete é de extrema importância porque faz um retrato das contas da empresa e permite que o empreendedor acompanhe todas as alterações financeiras, sem ter que esperar pelo balanço.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…