Designed by @snowing / freepik
A situação econômica e contábil de uma empresa é demonstrada através de um relatório considerado muito importante para o empreendimento: o Balanço Patrimonial.
Através dele, é possível acompanhar o desenvolvimento da sua empresa, saber onde estão sendo empregados os recursos, além de utilizar esse documento para elaborar seu planejamento de investimentos.
Mas devo chamar sua atenção para a importância de utilizar o Balanço Patrimonial de forma correta, então, é preciso saber como funciona e quando fazer esse relatório.
Por isso, preparamos esse artigo para que você veja como fazer seu Balanço Patrimonial. Acompanhe!
Os principais dados a serem utilizados no balanço são: os ativos que são os bens e direitos do negócio; além dos passivos que são as obrigações e o patrimônio líquido.
Entenda:
Todos esses registros constam no relatório contábil completo que é um documento obrigatório.
É importante manter essas informações sempre atualizadas no que se refere às movimentações financeiras da sua empresa, ou seja, as obrigações, bens e direitos.
Além do relatório contábil, também deve ser levado em conta os indicadores de renda (Giro de Ativos, Retorno sobre os Ativos e o Retorno sobre Patrimônio Líquido); indicadores de liquidez (valores que podem ser dispostos em pouco tempo); indicadores de dívidas (valor referente ao endividamento da sua empresa), por exemplo.
Neste momento, aproveite para preparar também o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), que se trata de mais um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais da empresa.
Reunidas todas essas informações, é hora de dar continuidade na elaboração do balanço patrimonial que pode parecer complexo, devido ao grande número de informações necessárias.
Verifique através de cálculos se o empreendimento teve prejuízos ou quais foram os lucros em cada período.
Classifique todas essas informações como resultados positivos (lucros) e negativos (prejuízos).
Para te auxiliar na elaboração, você pode contar com apoio de um profissional contábil, pois, erros podem prejudicar o seu empreendimento.
É importante ressaltar que deixar de fazer o balanço ou seus livros também gera transtornos para os empreendedores, tais como a dificuldade em acompanhar o desenvolvimento de sua empresa, além da impossibilidade de dividir os lucros e de usar dados fiscais e contábeis para a defesa da empresa, caso seja necessário.
A orientação é de que o Balanço Patrimonial seja feito a cada 12 meses, porém, isso não é uma regra, mas pode te ajudar a organizar todas as informações da empresa para fazer os demonstrativos financeiros que precisam ser apresentados ao final de cada exercício social, conforme determina a Lei 6.404/76.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
Por Samara Arruda
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…