Banco Central da Argentina. Imagem: Eixo Político/Twitter
Nesta segunda-feira, o Banco Central da Argentina (BCRA) anunciou um aumento de 6 pontos percentuais em sua taxa de juros básica, elevando-a de 91% para 97%.
Essa medida foi tomada em resposta ao rápido aumento da inflação no país, que atingiu 109,9% nos últimos 12 meses até abril.
Em abril, o índice de preços ao consumidor registrou um aumento de 8,4% em relação a março e já acumula um total de 32% somente em 2023.
A autoridade monetária afirmou em comunicado que o objetivo dessa medida é “agir imediatamente para evitar que a volatilidade financeira contribua para as expectativas de inflação”.
A decisão implica em um aumento de 600 pontos-base na taxa de referência e é o primeiro passo de uma série de medidas que serão anunciadas pelo governo.
Essas medidas incluem incentivos ao consumo e à importação de alimentos, com o intuito de conter o aumento dos preços ao consumidor, que atingiram 8,4% mensalmente em abril.
Além disso, foi anunciada uma redução de 2 pontos percentuais na taxa de financiamento para saldos em aberto de cartões de crédito para pessoas físicas, a partir de junho.
A taxa será reduzida de 88% para 86% da taxa nominal anual (TNA). Vale ressaltar que as taxas de linhas de financiamento destinadas ao investimento produtivo de pequenas e médias empresas permanecerão com condições subsidiadas, ou seja, com taxas de juros mais baixas.
A mais recente elevação dos juros na Argentina aconteceu logo após o governo anunciar medidas econômicas para combater o aumento dos preços.
A decisão de elevar os juros pode ser vista como parte dessas medidas, com o objetivo de controlar a inflação e estabilizar a economia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…