Chamadas

Banco Central define calendário para sacar dinheiro ‘esquecido’

Se você tem dinheiro ‘esquecido’ em bancos, saiba que foi divulgado nesta quarta-feira (3) pelo Banco Central  o passo a passo para que seja possível que as pessoas e empresas realizem uma consulta para saber se vão ter direito ao saque.

Nesta segunda-feira (7), os nascidos antes de 1968 e empresas abertas antes deste ano poderão agendar os saques. 

De acordo com o BC, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas já acessaram o sistema de consultas que foi criado para que seja possível resgatar o dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas ficaram sabendo que têm recursos a receber. 

Para quem possuir algum valor em instituições financeiras, o próprio site informa uma data e um horário de retorno para agendar a retirada. Neste caso será necessário ter uma conta nível ouro ou prata 

Essa etapa exigirá conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br. 

Veja o passo a passo divulgado pelo Banco Central

Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição. 

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela. 

Calendário do Banco Central

De acordo com o Banco Central, quem nasceu antes de 1968 ou abriu uma empresa antes desse ano vai poder conhecer o saldo residual e pedir o resgate nas datas 7 e 11 de março, no mesmo site. Sendo que a própria página vai informar o horário e a data para  pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h. 

Para as pessoas nascidas entre os anos de 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março. No caso de a pessoa ou a empresa perderem a data, haverá uma repescagem em 19 de março.

Os nascidos a partir de 1984 ou quem abriu uma empresa nesse ano, a data será entre 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. 

Segundo informou a Agência Brasil, se você o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O Banco Central esclareceu que o cidadão ou empresa que perder os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque. 

Também conforme informou o BC, após você fizer o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para realizar a transferência. A esperança é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido. Nesta primeira fase. Lembrando que em maio haverá uma nova rodada.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Imposto de Renda: entenda a importância de um contador para o seu IR

Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…

3 horas ago

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

5 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

6 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

10 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

10 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

11 horas ago