Economia

Banco Central divulga base de dados de atuações no câmbio desde 1999

A partir deste mês de janeiro, o Banco Central passa a divulgar uma base de dados organizada com informações sobre as atuações no mercado de câmbio. No portal de Dados Abertos do Banco Central, será possível acessar os detalhes de cada operação, como a descrição do leilão desde a hora em que é iniciado até sua finalização. 

A série, que tem relevância acadêmica, apresenta dados a partir da mudança para o regime de câmbio flutuante, em janeiro de 1999. Ela será atualizada mensalmente no último dia útil do mês com as operações realizadas até o último dia útil do mês anterior.

“A divulgação de uma base histórica organizada, com mais de vinte anos de intervenções cambiais pelo Banco Central do Brasil, é singular mesmo entre bancos centrais. Utilizando esses novos dados, a análise acadêmica cuidadosa tem potencial para avaliar as ações passadas sob uma perspectiva mais quantitativa, incorporando pontos de vista inovadores e colaborando para uma atuação cambial ainda mais eficiente daqui pra frente”, pontua o Diretor de Política Monetária, Bruno Serra.

Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS)

As séries históricas das atuações do BC no mercado de câmbio já podiam ser consultadas no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS), mas somente no montante diário agregado.

Serão disponibilizadas informações adicionais sobre cada leilão como a data e a hora do anúncio de uma atuação no mercado de câmbio, a data do leilão, o instrumento utilizado, a data de liquidação, a data de vencimento, o volume de dólares ofertado e aceito e a taxa de corte, ou seja, a cotação que foi aceita pelo BC.

Leia mais: Dólar apresentou queda na terça-feira (24)

Instrumentos utilizados

Segundo as regras em vigor, as operações de câmbio do BC têm sido feitas com os seguintes instrumentos: swap cambial, compra ou venda à vista, venda com recompra, compra a termo, empréstimo e operação compromissada.

O BC também pode realizar operações de compra de moeda estrangeira com compromisso de revenda, venda a termo, e compra e venda de moeda estrangeira com liquidação em data futura, porém, até este momento, a Autoridade Monetária não atuou por meio desses instrumentos.

Fonte: Banco Central

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

2 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

2 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

2 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

2 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

3 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

3 horas ago