Imagem por @stockedhousestudio / freepik
O avanço da tecnologia está mudando os formatos de atuação de diversos mercados, e no financeiro não é diferente. Enquanto os empréstimos e outros serviços costumavam ser de competência exclusiva dos bancos, muitas plataformas online, as famosas fintechs, oferecem uma maneira simplificada e segura de conseguir empréstimo para consumidores e proprietários de pequenas empresas, mudando o cenário da oferta de crédito.
Mas antes de optar pelo empréstimo, vale questionar qual o credor mais adequado: se é o banco ou uma plataforma online. Confira seis fatores que devem ser levados em consideração para a tomada de decisão:
5. Consolidação do negócio para receber empréstimo – agora, para quem está pensando em investir em uma ideia de negócio, pode ter ainda mais dificuldade com os bancos. Isso porque essas instituições consideram o tempo de atividade do negócio como um fator relevante para ceder ou não o empréstimo, priorizando empresas já consolidadas. Por isso, a vantagem das plataformas online de crédito é o resgate de pequenos empresários, uma vez que o crédito é feito como empréstimo pessoal, no nome da pessoa, podendo ser usado conforme a necessidade do negócio;
6.Facilidades de negociação no pagamento – ao tomar crédito com uma plataforma online, o cliente consegue ter flexibilidade nas opções de pagamento. Enquanto nas políticas de empréstimo das fontes tradicionais de financiamento, essa negociação é mais complicada, gerando um período prolongado de uma dívida que poderia ser reduzida conforme as condições do cliente. Por exemplo, se o cliente tem uma renda extra inesperada ou consegue economizar durante mais alguns meses e quer antecipar a dívida, pode ser cobrada uma taxa em cima do valor do empréstimo como penalidade.
Como analisado, as plataformas online estão mudando o processo de empréstimo de diversas maneiras, inovando a experiência do consumidor em relação às finanças. Essas mudanças impactam diretamente no processo de como os consumidores se engajam com os credores, na avaliação dos pedidos e, também, nas formas de pagamento. Em última análise, a esperança e o desafio é que a indústria de tecnologia financeira continue a revolucionar a oferta de crédito de forma a tornar os empréstimos mais acessíveis.
*Tatiana Floh tem 12 anos de experiência no setor bancário, de cartões de crédito e serviços financeiros. Atualmente é diretora de operações (COO) da Geru, primeira e maior fintech de empréstimo online do Brasil.
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