- Novo Índice de Cultura da Inovação da ACI Worldwide e Ovum explora a abordagem da inovação e da transformação de negócios nos setores bancário, comercial, intermediário e de grandes corporações, globalmente
- Inovação em tempo real, novas opções de pagamento e migração para a infraestrutura de nuvem pública são prioridades para empresas pioneiras no ecossistema de pagamentos
NAPLES, FLÓRIDA/LONDRES – 16 de setembro de 2019 –A ACI Worldwide (NASDAQ: ACIW), líder global no fornecimento de soluções bancárias e de pagamento eletrônico em tempo real, e a consultoria de pesquisa Ovum, uma das líderes no segmento no mundo, lançaram hoje o Índice de Cultura da Inovação, uma visão global da cadeia de valor cruzada dos fatores que impulsionam o sucesso nos setores bancário, comercial, intermediário e de grandes corporações.* O Índice identifica cinco tipos de organizações, definidos conforme sua abordagem à inovação e à transformação dos negócios – Retardatários, Emergentes, Liderados pela Tecnologia, Avançados e Pioneiros – e fornece uma ferramenta interativa de autoavaliação para a comparação de empresas em relação a seus pares e concorrentes.
O estudo, baseado em uma pesquisa global com quase 1.200 empresas, revela que os bancos de varejo e as fintechs são os líderes no que diz respeito à inovação em pagamentos, com a regulamentação desempenhando um papel fundamental na promoção de mudanças no setor. Os operadores comerciais e as grandes corporações, que são seus clientes, são menos bem-sucedidos no equilíbrio de fatores culturais, organizacionais e tecnológicos para alcançar a transformação digital.
Segundo o Índice, os pagamentos em tempo real são um importante fator de inovação entre as instituições financeiras, enquanto os operadores comerciais e as grandes corporações estão focados em novas opções de pagamento (especialmente móveis), com a segurança do pagamento sendo uma preocupação constante. Além disso, os pioneiros em todos os setores planejam transferir cargas de trabalho de missão crítica para a infraestrutura de nuvem pública este ano ou em 2020.
“O ritmo da mudança no ecossistema de pagamentos continua implacável”, afirmou o diretor de Produtos e Marketing da ACI Worldwide, Mike Braatz. “Mais do que nunca, a inovação será um importante condutor do sucesso dos negócios. Enquanto a tecnologia é – e continuará sendo – uma parte importante da resposta, são as pessoas que realmente mudam as organizações. As empresas que alinham a mudança cultural à liderança tecnológica estarão melhor posicionadas para prosperar no futuro”.
“O objetivo do índice é identificar não apenas os fatores que separam os negócios mais inovadores dos retardatários, mas também o que isso significa em termos de inovação de produto”, comentou o diretor de Indústrias da Ovum, Kieran Hines. “A transformação digital não é um projeto isolado. É um etos, uma abordagem, focada em traduzir continuamente os desafios dos negócios em uma série de iniciativas e projetos para impulsionar a organização”
Principais conclusões*:
*Os dados que segue entre parênteses são referentes aos resultados considerando apenas os dados coletados na América Latina.
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Bancos e intermediários
O fator tempo real é um dos principais condutores e facilitadores da inovação
- 96 (100)% dos bancos de varejo, 94 (100)% dos bancos corporativos e 92 (94)% dos intermediários, globalmente, relatam que desenvolverão serviços novos e inovadores, além de seus investimentos em PTR em 2019/20
Cargas de trabalho de missão crítica, incluindo pagamentos, podem e devem migrar para a nuvem
- 82 (86)% dos bancos corporativos, 74 (87)% dos bancos de varejo e 79 (76)% dos intermediários (84% (80%) das fintechs), globalmente, planejam migrar cargas de trabalho críticas para a infraestrutura de nuvem pública em 2019/20
Capitalizar o potencial de pagamentos abertos é o maior diferencial competitivo
- 91 (99)% afirmam que a migração para o setor bancário aberto ajudou a mudar a maneira como abordam o fornecimento de novos produtos e serviços, com 89 % (99% dos bancos)explorando ativamente uma estratégia de plataforma
Operadores comerciais
Os segmentos de operação comercial (telecomunicações, varejo, bens digitais e hoteleiro) mencionados no Índice de Cultura da Inovação apresentam representantes nas categorias Retardatários, Emergentes e Tecnologia, o que os deixa atrás das fintechs, varejo e bancos corporativos na classificação geral.
Existem diferenças regionais significativas em termos de inovação
- Na Europa, 35 %(na América Latina 26) de todos os operadores comerciais são classificados como Retardatários, em comparação com 30%, globalmente. Os varejistas europeus ficam particularmente atrás de seus pares globais, com 43% na categoria Retardatários, refletindo os desafios que muitos enfrentaram como resultado da rápida mudança nos hábitos dos clientes em relação ao comércio eletrônico
- Por outro lado, os operadores comerciais da Ásia estão altamente focados no investimento em tecnologia; 32% se enquadram no grupo dos Liderados pela Tecnologia, com 26% na categoria Avançados; apenas 19% são Retardatários
- Os operadores comerciais nos EUA são polarizados, com 34% na categoria Retardatários e 16% na categoria Pioneiros, refletindo a crescente lacuna entre os operadores comerciais mais tradicionais e muitas das empresas nativas mais digitais
- Na América Latina, 29% dos operadores comerciais são Liderados pela Tecnologia, 26% se enquadra na categoria Retardatários e apenas 10% são Pioneiros
A experiência do cliente é fundamental
- A inovação em pagamentos está orientada para áreas que aprimoram a experiência do cliente – novas opções de pagamento, foco em dispositivos móveis (especialmente na loja) e uma experiência de pagamento entre canais mais robusta e mais integrada
- Na América Latina, os investimentos para aprimorar os recursos de pagamento back-end são uma agenda forte, com 51% citando-os como uma das três principais prioridades do projeto. A segurança (47%) é a segunda prioridade, seguida pelo aprimoramento da validação de pagamentos (43%)
- Iniciativas de segurança, como PSD2 e SCA, estão direcionando a necessidade de inovação tecnológica para equilibrar a prevenção de fraudes com a maximização das taxas de conversão; requisitos regulatórios podem levar os operadores comerciais a suprimirem a lacuna de inovação em relação aos bancos
Grandes corporações
A maioria das grandes corporações está na categoria Retardatários, com ensino superior, assistência médica e serviços públicos liderando o segmento
- A segurança continua sendo uma das principais preocupações das empresas, com 50% sofrendo roubo de dados de pagamento (contra 22% no estudo do ano passado)
- Investimentos em serviços de valor agregado, como cobrança otimizada para dispositivos móveis e experiência digital do cliente, melhorarão a lealdade do cliente, enquanto impulsionam a inovação; 60% das empresas Avançadas e Pioneiras já oferecem cobrança otimizada para dispositivos móveis e 57%, atualmente, oferecem comunicações personalizadas para receber pagamentos
- No segmento das grandes corporações (finanças do consumidor, governo, assistência médica, ensino superior, seguros e serviços públicos), 18% estão no nível Avançado e 4% se qualificam como Pioneiros, enquanto 33% estão na categoria Retardatários; no nível setorial, o ensino superior está entre os líderes, com 29% das corporações na categoria Avançado
*Metodologia:
O Índice de Cultura da Inovação, baseado em entrevistas com executivos seniores em cerca de 1.200 empresas, classifica cada organização com base em seus planos e comportamentos em uma variedade de fatores culturais, organizacionais e tecnológicos. As entrevistas abrangeram uma variedade de tópicos relacionados a dois grandes temas: contribuições para o processo de inovação (fatores culturais e organizacionais da inovação, particularmente a maneira como a empresa está estruturada com relação à identificação de mudanças nas necessidades dos clientes, desafios competitivos e novas oportunidades de mercado) e resultados do processo de inovação (resultados do processo, em termos de fatores como adoção e investimento em tecnologias emergentes, bem como inovação de produto específica relacionada à área de negócios em questão). Em todo o estudo, as respostas a mais de 100 perguntas individuais foram pontuadas e ponderadas para produzir pontuações combinadas para cada uma das categorias de Contribuições e Resultados.
Sobre a ACI Worldwide: A ACI Worldwide é a empresa da Universal Payments (UP) por trás dos pagamentos eletrônicos de mais de 5.100 organizações ao redor do mundo.
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