Chamadas

Bancos privados suspendem oferta de empréstimo consignado do INSS

Bastou o Conselho Nacional de Previdência reduzir, na segunda-feira (13), o juro máximo permitido para a oferta do empréstimo consignado, para os bancos privados decidirem suspender a contração do consignado.

O problema está na diminuição da taxa, que segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) a medida poderia inviabilizar a operação.

Os grandes bancos privados estão entre as instituições que decidiram interromper a oferta de crédito. Entre eles: Itaú Unibanco, Bradesco e Santander. Porém, só o Itaú confirmou a decisão, os outros preferiram não comentar.

Já a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil não devem suspender as operações.

A decisão vai atingir diretamente os aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Nesta segunda-feira (13), o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) baixou as taxas máximas de juros deste tipo de empréstimo de 2,14% para 1,70%. 

De acordo com informações da Febraban, os bancos justificaram que com as novas taxas, não há condições para pagar o custo de captação de novos clientes. Aproximadamente 89% do crédito consignado de aposentados do INSS é concedido por bancos privados, enquanto a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil dividem o percentual restante.

A Federação Brasileira dos Bancos, divulgou uma nota onde afirma que o setor financeiro já havia se manifestado sobre o assunto.

“O setor financeiro já havia se manifestado – e agora reitera a posição – junto ao Ministério da Previdência, INSS e a outros interlocutores no governo, afirmando que, neste momento, considerando os altos custos de captação, eventual redução do teto poderia comprometer ainda mais a oferta de empréstimo consignado e do cartão de crédito consignado”.

Consignado Do INSS Tem Juros Reduzidos Para 1,70% Ao Mês

O governo reduziu o juro do crédito consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A taxa que antes estava fixada em 2,14%, caiu para 1,70%, na segunda-feira (13), após reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). 

A redução teve 12 votos favoráveis e três contrários. A intenção é beneficiar os 37 milhões de aposentados e pensionistas, segundo informou o Ministério da Previdência. De acordo com o governo, mais de 8 milhões de beneficiários possuem algum contrato de consignado, e desses 1,8 milhão comprometeram toda a margem disponível, que é de 45%.

Outra decisão foi tomada em relação ao cartão de crédito consignado, que teve o seu teto reduzido de 3,06% para 2,62%.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

6 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

12 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

12 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

12 horas ago