Negócios

Bares e restaurantes geraram mais de 200 mil empregos em 2023

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), publicada em outubro, evidenciou a retomada econômica dos bares e restaurantes. Os números do levantamento consideram o período dos primeiros oito meses de 2023, em que o segmento de Alojamento e Alimentação gerou 243 mil novos postos de trabalho.

No entanto, segundo divulgação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mais de 90% dessa quantia corresponde às contratações para bares e restaurantes. Em uma notícia oficial da entidade, o presidente-executivo, Paulo Solmucci, reconheceu o setor como o terceiro que mais empregou no país, considerando os termos proporcionais do intervalo de 12 meses.

Leia também: Saiba Como Definir A Margem De Lucro Ideal Para Bares E Restaurantes

Outro fator importante destacado pela PNAD Contínua foi a proximidade do índice de funcionários, formais e informais, com o registrado no período pré-pandemia. Em 2019, havia 5,8 milhões de cargos ocupados, enquanto atualmente se somam 5,53 milhões de trabalhadores nesta área de atuação.

Mercado de trabalho

A recuperação da economia nacional ocorre a passos gradativos. O 3º trimestre do ano fechou com queda de 8% para 7,7% na taxa de desemprego, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cenário otimista se desenha apesar do fechamento de milhares de vagas em setores historicamente importantes.

Frente a esse contexto, o fortalecimento do ramo de alimentação fora de casa sinaliza perspectivas de futuro, especialmente para quem busca o primeiro emprego. Afinal, é um dos que mais absorvem a mão de obra de jovens com idade entre 18 e 24 anos. Geralmente, iniciam a vida profissional como auxiliar de cozinha ou atendimento, e, aos poucos, avançam na carreira rumo aos cargos de liderança e gerência.

Leia também: Sou Obrigado A Pagar A Taxa De 10% Na Conta De Bares E Restaurantes?

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro de 2022 e julho de 2023, os bares e restaurantes geraram 147.253 empregos diretos. Essa posição o coloca como uma das principais portas de entrada do assalariado brasileiro.

Retomada do setor

Parte das estatísticas positivas relacionadas à empregabilidade no setor de bares e restaurantes se deve ao retorno das atividades no pós-pandemia e, também, à queda na inflação. Conforme registrado pelo estudo da Kantar, intitulado Consumer Insights 2023, o consumo fora de casa cresceu 9,8%. Associados a essa mudança estão a procura por experiências gastronômicas e o regresso aos hábitos prazerosos.

Com isso, além de reforçar o quadro de funcionários, o setor encontra a oportunidade de investir em outras áreas como melhoria técnica e instrumental. Uma reforma com a troca de equipamentos da cozinha industrial, por exemplo, possibilita a criação de novas receitas e preparos, o que, consequentemente, beneficia a experiência do cliente.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

24 minutos ago

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

2 horas ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

15 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

16 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

16 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

17 horas ago