Foto: Roberto Jayme / ASCOM / TSE
Nesta quarta-feira (20), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, declarou que não tem planos de agendar o julgamento sobre a descriminalização do aborto em um futuro próximo. De acordo com o ministro, o debate sobre essa questão ainda não atingiu um nível de maturidade no país que justifique ser retomado pela Corte.
Em setembro deste ano, o julgamento foi interrompido após a ministra Rosa Weber manifestar seu voto a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez.
Leia também: Fui Demitida E Estava Grávida Sem Saber. Posso Voltar?
“Não tenho a intenção de agendar em um futuro próximo. Vou agendar em algum momento, mas não pretendo fazê-lo em curto prazo, pois acredito que o debate ainda não alcançou maturidade na sociedade brasileira, e as pessoas ainda não têm uma consciência clara do que está em discussão”, afirmou Barroso.
Na visão de Barroso, a sociedade pode manifestar opiniões divergentes sobre o aborto, mas, segundo ele, nenhum país desenvolvido criminaliza essa prática.
Leia também: Entenda A Reforma Tributária Promulgada Nesta Ontem (20)
“Ninguém considera o aborto algo positivo. O Estado deve prevenir o aborto. A questão que se coloca é se a mulher que enfrentou a tristeza de realizar o aborto deve ser penalizada, o que é uma consequência da criminalização”, destacou.
Barroso também expressou elogios à promulgação da Reforma Tributária e destacou que essa medida terá um impacto significativo no Judiciário brasileiro.
“Tenho a expectativa de que ela possa reduzir a litigiosidade tributária no Brasil, que gera muita incerteza nas finanças do governo e das empresas”, declarou.
A partir de hoje (20), Barroso está encarregado do plantão de liminares no Supremo Tribunal Federal. O recesso dos ministros teve início ontem (19) e se estenderá até 1° de fevereiro de 2024.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…