Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por amparar milhares de trabalhadores em momentos inesperados, seja por acidentes, doenças, que consequentemente vão resultar em sequelas, mas não basta estar doente, continue conosco e veja no decorrer e entenda sobre este assunto no decorrer da nossa matéria.
Já adiantamos que não basta estar doente para ter direito a benefícios, o que vai garantir o seu direito é a incapacidade que a sua doença gera para exercer suas atividades laborais.
Como já mencionamos o fato de estar doente não dá o direito de requerer algum benefício do INSS, o que garante o benefício é a incapacidade que a sua doença causa para você exercer suas atividades laborais.
O primeiro passo é entender se a sua está te causando alguma incapacidade para você exercer suas atividades laborais, se isto for atestado você terá direito à algum benefício do INSS, caso contrário se você conseguir exercer suas atividades laborais com a mesma frequência logo a sua doença não te incapacita portanto não terá direito a nenhum benefício do INSS.
O auxílio-doença é um benefício que é pago pelo INSS e tem o objetivo de amparar os trabalhadores brasileiros que ficam incapazes de exercer suas atividades laborais por mais de 15 dias consecutivos.
A aposentadoria por invalidez tem o objetivo de amparar os trabalhadores brasileiros que se encontram permanentemente total incapacitados de exercer suas atividades laborais.
O que vai atestar tal incapacidade é a perícia médica do INSS.
Lembrando que o tempo de contribuição ou idade, não são requisitos da aposentadoria por invalidez:
Sendo assim se a sua doença te incapacita seja temporariamente ou permanentemente, você poderá requerer algum benefício do INSS, como já explicamos o que vai atestar isso é a perícia médica do INSS.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…