Somente no final do mês de junho, após nove meses de instituído, é que começou a distribuição dos cartões do Auxílio Brasil. O modelo, com chip, pode ser usado na função débito e traz a marca do programa criado pelo governo Jair Bolsonaro.
De acordo com o Ministério da Cidadania, 3,2 milhões de cartões foram emitidos em junho e já começaram a ser entregues pelos Correios. Serão contempladas 6,6 milhões de famílias beneficiárias, de maneira gradual e escalonada. O calendário de entrega, no entanto, não foi divulgado.
Nessa primeira fase, tem prioridade quem ingressou no programa a partir de dezembro de 2021 e que, por não ter o cartão do benefício, recebe os R$ 400 mensais por meio da poupança social digital da Caixa. Quando o programa mudou de nome, os cartões deixaram de ser emitidos.
Para o governo, além de aumentar a segurança, a mudança elimina a necessidade de as famílias se deslocarem para agências do banco estatal que, às vezes, ficam distantes de onde moram.
Cartões antigos continuam valendo
Ainda segundo o ministério, os cartões antigos continuam válidos. Quem ainda não recebeu o novo cartão e está fora do grupo prioritário pode acompanhar o envio ligando para a central de atendimento da Caixa, nos telefones 0800-104-0104 e 4004-0104, ou presencialmente nas agências do banco.
Quando a substituição dos cartões foi anunciada, a expectativa era que a mudança custasse aos cofres federais cerca de R$ 324 milhões. A medida foi questionada por um grupo de deputados federais no Tribunal de Contas da União (TCU).
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp