Chamadas

Beneficiários do Auxílio Brasil vão receber o 13º salário em 2022?

Os 18 milhões de beneficiários do Auxílio Brasil estão na expectativa quanto a possível liberação do 13º salário para quem recebe o programa social.

O abono natalino é previsto por meio do Projeto de Lei (PL) 625/2022 que tem como autor o senador Alexandre Silveira (PSD-MG).

Contudo, será que é realmente possível que o 13º salário seja pago aos beneficiários do Auxílio Brasil? Será que esse Projeto de Lei realmente pode ser aprovado? Vamos descobrir agora!

Auxílio Brasil terá 13º salário este ano?

Para entendermos quais as possibilidades de termos o 13º salário para os beneficiários do Auxílio Brasil precisamos entender como anda a tramitação do Projeto de Lei que institui a medida.

Em primeiro momento precisamos destacar que o PL em questão se trata de um texto relativamente novo, publicado neste ano. Contudo, de acordo com a Constituição, para que um Projeto de Lei possa ser aprovado o mesmo precisa passar por três pilares.

O primeiro deles diz respeito à aprovação do Senado Federal, tendo em vista que o texto é de autoria de um senador, posteriormente pela Câmara dos Deputados tendo em vista que qualquer PL depende da aprovação das duas casas do Congresso Nacional.

E por fim, após a aprovação tanto do Senado quanto da Câmara dos Deputados, o texto seguirá para sanção ou veto do presidente da República.

É importante lembrar ainda, que para que o Projeto de Lei possa ser aprovado, é necessário o interesse e apoio dos parlamentares em discutir a medida.

Sendo assim, o primeiro ponto para identificarmos se o benefício pode ser disponibilizado é verificando as movimentações de parlamentares e o quanto esse tema vem sendo discutido.

Nesse quesito, ainda não há como prever uma possível liberação, tudo dependerá das próximas movimentações que serão realizadas pelos senadores e deputados.

Nesse quesito, é muito importante acompanhar as movimentações dos parlamentares quanto ao tema, para se atualizar sobre uma possível aprovação ou não do abono natalino aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago