Design fundo by @s.salvador / freepik / editado por Jornal Contábil
Está em trâmite na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei (PL) 544/20 que prevê a concessão automática dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), nos casos em que for ultrapassado o prazo de 45 dias após a apresentação da solicitação.
O texto de autoria do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira (19). A medida em questão também prevê que o primeiro pagamento do benefício seja concedido automaticamente até 45 dias após a apresentação da documentação solicitada pelo INSS.
O PL 544/20 foi relatado e também recebeu o parecer favorável pela deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC). Segundo a deputada a Lei de Benefícios prevê que o primeiro pagamento do benefício seja feito em até 45 dias após a entrega da documentação.
Contudo, o INSS acaba não cumprindo com o prazo estipulado pela Lei, alegando que os documentos não foram examinados, o que por consequência acaba resultando em filas virtuais de pessoas à espera do primeiro pagamento do benefício.
Com a aprovação da Comissão de Seguridade Social e Família, o texto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadia.
Caso seja aprovado, a medida deve ser encaminhada para análise e aprovação do Senado Federal para que o texto possa ser promulgado e encaminhado para sanção ou veto presidencial.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…