Imagem por @artalvesmon / freepik
O Governo Federal paga aos cidadãos uma série de benefícios assistências, e existem também benefícios que o trabalhador pode receber.
No entanto, alguns desses benefícios muitas vezes podem até ser desconhecido daquele cidadão que esta precisando, por isso hoje, separamos alguns deles.
O trabalhador que realiza suas atividades laborais regidos pela CLT, além de possuir benefícios trabalhistas como férias, 13º, e rescisões também possui benefícios destinados pelo governo, conheça 3 deles:
Abono salarial PIS/PASEP: este é um benefício pago ao trabalhador anualmente no valor de 1 salário mínimo vigente e para ter direito é necessário cumprir os seguintes requisitos:
Os pagamentos deste ano já aconteceram e tiveram como destino os trabalhadores que preencheram os requisitos e realizaram atividades laborais no ano-base 2020.
Saque extraordinário do FGTS: o pagamento ocorreu em 2022 e tinha direitos os trabalhadores que possuam saldo em sua contas do fundo, o valor pago foi de até R$1.000,00.
Saque Aniversário do FGTS: o saque-aniversário se trata de uma modalidade opcional, ou seja, o trabalhador é quem tem que informar que deseja sacar anualmente parte do saldo do FGTS. Mas vale lembrar que o trabalhador que quer aderir ao saque aniversário precisa escolher entre o saque rescisão ou o saque aniversário.
O trabalhador desempregado também possui direito a benefícios pagos pelo governo, sendo eles:
Segura-desemprego: O seguro desemprego é um benefício promovido pelo Governo Federal com o objetivo de garantir alguma assistência financeira por certo tempo aos trabalhadores demitidos sem justa causa.
Contudo, é preciso que o beneficiário solicite o seu recebimento, desde que cumpra alguns pré-requisitos. Sendo assim, podem solicitar o seguro-desemprego aqueles que:
Desta forma, os trabalhadores que não foram contemplados por nenhum benefício previdenciário de prestação continuada, com exceção do auxílio-acidente, suplementar ou abono por permanência no serviço, também podem optar pelo recebimento do seguro desemprego.
Também é possível solicitar os benefícios sociais destinados a famílias em situação de vulnerabilidade que falaremos abaixo.
Esses benefícios são pagos a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e para ter direito é necessário realizar a inscrição no CadÚnico.
Se você quer saber como realizar sua inscrição no CadÚnico basta clicar aqui e ler nossa matéria completa sobre o tema. Os benefícios assistenciais pagos pelo Governo Federal em 2022 são:
Lembre-se que cada um dos benefícios listados possuem suas próprias regras de concessão, ou seja, não basta estar inscrito no Cadúnico, de modo que é preciso atender os demais critérios específicos de cada programa.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…