News Yahoo

Bitcoin vs Ações: qual o melhor investimento?

As criptomoedas impactaram uma revolução nos investimentos, atualmente levando o mundo para uma tempestade. E a Bitcoin é sem dúvida a criptomoeda mais popular e valiosa, liderando essa revolução. Nos últimos anos, sua bem-sucedida corrida “bullish” tem atraído cada vez mais investidores globais, tornando-a o ativo virtual mais procurado atualmente. Para mais detalhes: https://crypto-engine.live/

Embora a Bitcoin tenha superado os ativos tradicionais no passado, os investidores ainda acham bastante difícil abandonar as ações. Alguns investidores institucionais continuam hesitantes em investir em criptomoedas, mencionando a alta volatilidade e as pressões regulatórias. Isso levanta a questão, qual é o melhor investimento entre a Bitcoin e as ações? 

Este artigo destaca as vantagens e desvantagens de investir em Bitcoin e ações para ajudá-lo a determinar o investimento mais adequado a ser feito. 

Prós e contras de investir em ações 

Investir em ações significa que você está comprando ações de empresas de capital aberto. Isso lhe dá a propriedade fracionária da empresa, uma vez que elas têm ativos tangíveis para apoiar os investimentos. O valor das ações depende principalmente do desempenho, perspetivas, fluxo de caixa e avaliação de uma empresa. 

Menor volatilidade

Bolsas de valores ou mercados forex existem desde 1611, dando aos especialistas financeiros muitos dados para trabalhar, determinando tendências e projetando o desempenho futuro do mercado. Embora ainda seja um desafio prever o sucesso de uma empresa de capital aberto, as ações oferecem outras alternativas, como fundos mútuos e ETFs que permitem aos investidores mitigar os riscos, espalhando seus investimentos por várias empresas. 

Leia +: Irá a Bitcoin substituir o dinheiro fiduciário?

Regulamentação rigorosa

Autoridades governamentais, como a SEC, monitoram de perto todas as bolsas de câmbio e negociação de ações. Embora isso crie uma sensação de segurança para os investidores, também os limita de múltiplas oportunidades.

Opções de investimento diversas

O mercado de ações tem investimentos robustos dos quais os investidores podem escolher. Por exemplo, você pode investir em diferentes empresas ou reduzi-lo a algo que você já conhece, como um produto ou serviço em particular. Investir em ações inicialmente requeria passar por um corretor de bolsa e grandes somas de dinheiro, mas hoje existem várias plataformas que permitem que as pessoas invistam pequenas quantias de dinheiro da maneira que quiserem. 

Leia +: As 4 melhores criptomoedas para investir em 2023

Prémios mais reduzidos

Os riscos relativamente mais baixos ligados às ações significam um retorno de investimento reduzido. As ações da empresa geralmente proporcionam cerca de 10% de retorno a longo prazo, enquanto as criptomoedas poderiam subir em uma porcentagem semelhante em um único dia.

Prós e contras de investir em Bitcoin 

A Bitcoin não tem o respaldo de um ativo tangível como ações, mas é um meio descentralizado de pagamento e de armazenamento de valor aceito mundialmente. Seu valor flutua com base nos sentimentos dos investidores. Sentimentos positivos elevam os preços, enquanto perceções negativas enfraquecem estes.

Melhor proteção contra moedas fiduciárias

A ausência do controle dos bancos centrais ou do governo torna a Bitcoin menos suscetível a riscos inflacionários por motivos políticos. Os investidores institucionais estão adotando cada vez mais a Bitcoin para se protegerem contra uma potencial inflação. 

Potencial para retornos mais elevados

O valor da Bitcoin tem disparado constantemente desde o início, com especialistas prevendo uma tendência semelhante no futuro. Grandes plataformas de criptomoedas, tais como o robô de negociação automática BitQT fornecem uma análise de mercado consistente para ajudar os traders a prever os movimentos de preços. No entanto, a Bitcoin tem um potencial mais significativo para enormes retornos sobre os investimentos do que as ações. 

Aumento da adoção em massa

Vários governos, corporações multinacionais, comerciantes e indivíduos têm demonstrado cada vez mais interesse na Bitcoin. A crescente adoção da Bitcoin sinaliza sua aceitação global como pagamento e ferramenta de investimento, ganhando imenso valor ao longo do tempo.

Alta volatilidade

Bitcoin experimenta oscilações maciças e rápidas de preços, principalmente por causa dos caprichos dos comerciantes. Com a Bitcoin, você pode fazer grandes fortunas rapidamente, mas dizer como os preços se moverão em seguida é geralmente um desafio. 

Em geral, tanto as ações como a Bitcoin têm oportunidades de investimento e riscos únicos. Enquanto a escolha do investimento depende principalmente de suas metas e tolerância ao risco, a Bitcoin oferece uma melhor cobertura contra a inflação com potencial para maiores retornos. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago