News Yahoo

Black Friday e Natal: Alta demanda, como preparar sua loja

Popular nos Estados Unidos, a Black Friday se tornou uma data importante para o consumidor brasileiro que há alguns anos espera pela última sexta-feira de novembro para adquirir, em promoção, produtos com os quais sonhou o ano inteiro. Para o varejo online e físico, a data é uma grande oportunidade de conquistar e fidelizar clientes.

Essa data foi introduzida no Brasil em 2010, com foco, principalmente, no e-commerce. Ao longo dos anos, a Black Friday se popularizou no país, apenas na quinta e sexta-feira da edição de 2018 quando o faturamento do e-commerce foi de 2,6 bilhões de reais, 23% acima do mesmo período no ano anterior e acima das expectativas da consultoria Ebit | Nielsen, de 15%. Neste ano, a data deve movimentar R$ 3,15 bilhões no comércio eletrônico brasileiro, o que representará um crescimento de 21% na comparação com o ano passado conforme a previsão do Busca Descontos, idealizador do evento no país.

Mas será que os negócios estão preparados para a campanha deste ano? Diante de um cenário de pico como o de Black Friday, é fundamental garantir ao time financeiro a flexibilidade necessária para trabalhar múltiplas bandeiras de cartões de crédito e, principalmente, a capacidade de fazer a gestão do fluxo de recebimentos de maneira simples e eficiente – tanto para o comércio online quanto para o comércio físico.

No caso do comércio online, principalmente, muito mais do que descontos chamativos, os clientes buscam agilidade e eficiência no atendimento, desde a navegabilidade do site até o fechamento da compra, passando pelo sistema de pagamento. Para isso, é fundamental contar com um gateway de pagamento eficiente, que inclua diversas formas de pagamento, incluindo cartões de crédito, boleto e transferência eletrônica, e, ao mesmo tempo, ofereça à empresa um status de todas as transações realizadas de maneira simples.

Pensando nisso, a Accesstage (http://www.accesstage.com.br), especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, preparou algumas dicas para que o varejista esteja preparado para o aumento considerável de fluxo de clientes com soluções necessárias em termos de pagamento, não apenas na Black Friday, mas em qualquer época do ano, especialmente nos próximos períodos de pico que se aproximam, como o Natal.

Prepare sua gestão de vendas via cartões

Trabalhar com diferentes bandeiras de cartões de crédito e ter o controle das taxas cobradas é fundamental para ampliar o retorno de investimento na Black Friday.
Uma boa opção para o comerciante fazer a gestão de suas vendas é o Access Card que consolida todas as informações em um portal que facilita o cruzamento com os dados das adquirentes, com acompanhamento do saldo pendente, assim como a devida liquidação dos valores a receber. A solução permite ainda o registro das vendas realizadas, via PDV no ERP, para conciliação automática.

Tenha o conjunto certo de métodos de pagamento

Especialmente no caso do comércio eletrônico, é fundamental contar com páginas de pagamento simples e eficientes e que permitam ao cliente finalizar sua compra de maneira segura, usando os métodos de pagamento mais convenientes para ele.
Os clientes esperam poder finalizar suas compras rapidamente no online e, quando isso não acontece, o risco de perder a venda é grande. Por isso, é fundamental contar uma solução de gateway de pagamentos robusta e que inclua diversas formas de pagamento para que você não perca nenhum negócio.

Uma solução como o Access Pay permite que a empresa realize negócios online com o processamento de pagamentos com cartão de crédito, boleto e transferência eletrônica, oferecendo ainda um dashboard que monitora o status de todas as transações realizadas, desde a autorização da adquirente até a confirmação de limite do cartão e a liberação da venda. A solução conta ainda com transação antifraude, check-out transparente e cancelamento total da venda – que, em períodos de pico como a Black Friday, são fundamentais para dar agilidade ao negócio e evitar perdas monetárias geradas por divergências.

SOBRE A ACCESSTAGE (http://www.accesstage.com.br): Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage é sinônimo de conectividade financeira e pioneira na utilização dos recursos da internet como impulsionadores de negócios. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Carnaval: O que é a Quarta-feira de Cinzas? É feriado?

Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o que realmente é como funciona o feriado de Carnaval,…

3 horas ago

MEI: quais os benefícios que podem e não podem para a categoria

Cada vez mais é maior o número de pequenos negócios que são formalizados no Brasil.…

3 horas ago

Abandono de emprego: características e os direitos trabalhistas

O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…

4 horas ago

Programa Pé-de-Meia: calendário de pagamentos é divulgado

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…

6 horas ago

Como realizar a prova de vida do INSS em 2025

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…

8 horas ago

Previdência privada entra na Declaração de Imposto de Renda?

 A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…

8 horas ago