Negócios

Black Friday: Eletrodomésticos têm sido itens mais buscados, com procura de 34%

Com a Black Friday se aproximando, o varejo brasileiro começa a se preparar para ampliar as opções de ofertas e promoções, algo que já está sendo buscado pelos consumidores. Conforme dados do Relatório Parcial Black Friday 2023, da STILINGUE by Blip, entre os meses de agosto e setembro, foram identificadas 18 mil conversas sobre a data, contra 11 mil registradas no mesmo período do ano passado. O monitoramento avaliou menções nos canais Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Portais, Blogs, Fóruns, Reclame Aqui e Tumblr.

Em 2023, segundo o levantamento, o consumidor tem demonstrado um interesse maior na compra de eletrodomésticos (34,17%) e eletrônicos (13,25%). Comentários sobre muitas das demais categorias também são influenciados pelos próprios anunciantes comunicando promoções e descontos.

Leia também: Cenário Otimista: Aumento De 32% Na Black Friday 2023

Entre os eletrodomésticos, no período analisado, o grill – ou sanduicheira – foi o produto que mais apareceu entre as narrativas, com marcas já envolvidas nas conversas dos usuários com o compartilhamento de dicas de promoções e também opiniões sobre quais produtos são bons ou não.

Já os eletrônicos são os que geram mais expectativa entre os consumidores para a Black Friday, reforçando a tradição de muitas pessoas de esperar pela data para comprar um novo celular. Outro destaque entre as categorias, itens de decoração já trazem alguns pontos de atenção nesse esquenta para a Black Friday 2023, com móveis e organização sendo os setores que aparecem liderando as menções.

Leia também: Redes Sociais: 86% dos empreendedores estão divulgando a Black Friday 2023 pelas redes

E-commerce versus loja física

Entre os modelos mais tradicionais de compra e venda, os meios online são os mais procurados, segundo o relatório. Apesar da volumetria de mensagens ainda ser baixa por faltar mais de um mês para a data – com muito teor de preparação ainda – o ranking entre e-commerce, loja física e app se apresentou com as seguintes colocações na preferência dos consumidores: e-commerce com 66,24%, loja física com 35,06% e aplicativo com 3,72%. 

“A depender do perfil do anunciante, notamos em 2022 que abordagens bem varejistas e vendedoras podem funcionar para certos tipos de públicos, mas para outros a linguagem mais premium se adequa melhor – e muitas vezes, isso vai de encontro ao ticket médio do produto/serviço que está sendo oferecido. É importante as marcas estarem atentas a escolha da melhor linguagem e não deixarem de interagir com o consumidor, afinal, as plataformas conversacionais são hoje o principal canal para vendas, engajamento e atendimento ao cliente”, destaca o Gerente de Insights da Blip, Menedjan Morgado.

A #BlackFriday e outras hashtags similares já aparecem em publicações de ofertas, o que indica como essa nomenclatura já deixou de ser usada apenas para a data marcada pela última sexta-feira de novembro. Além dos descontos em si, outro fator relevante para os consumidores está no frete: 77% das narrativas abordavam o frete grátis, sendo que 74% dessa parcela eram mensagens positivas.

Take Blip agora é Blip – plataforma líder em inteligência conversacional entre empresas e clientes nos principais aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Messenger e Instagram. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

10 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

20 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

20 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

20 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago