O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde.
Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.
Os beneficiários do programa recebem um cartão magnético que possibilita o saque em caixas 24 horas, agências ou em lotéricas.
Logo a função do cartão do Bolsa Família é limitada a basicamente estas transações. Não tem funções como crédito, porém uma dúvida que muitos tem é: Beneficiários do Bolsa Família podem ter um cartão de crédito?
Normalmente, para fazer um cartão de crédito, você precisa provar sua renda e não ter nome negativado. Na renda exigida pelas instituições financeiras, você pode inserir salários, benefícios governamentais, pensões, etc. A prova de renda é importante porque os cartões de crédito nada mais são do que linhas de crédito; portanto, para aprová-la, você precisa de uma prova de renda.
Então, sim, os beneficiários do Bolsa Família podem fazer cartões de crédito porque o benefício é uma renda e pode ser usado como prova. Portanto, um cartão pode ser elaborado em teoria, mas, na prática, pode ser um pouco mais complicado.
Pode ser difícil para pessoas que ganham apenas o Bolsa Família obter um cartão de crédito. Isso ocorre porque, para aprovar o crédito, o banco sempre analisa a situação financeira do solicitante. Portanto, a renda é sempre analisada eventualmente. Portanto, a maioria dos cartões de crédito no mercado exige renda e salário mínimos. Como resultado, as pessoas que apenas obtêm renda com Bolsa Família não poderão obter a aprovação do cartão de crédito.
No entanto, para obter a aprovação da maioria dos cartões de crédito no mercado, a renda mínima deve ser de um salário mínimo ou um pouco menos. Portanto, na maioria das análises de cartão de crédito, as pessoas que possuem apenas Bolsa Família não recebem a aprovação do cartão de crédito.
Uma opção para tentar conseguir um cartão de crédito é adicionar recibos de renda adicionais, por exemplo, recibos de serviços fornecidos informalmente. Outra possibilidade é tentar usar um cartão de crédito consignado. Mesmo que seja difícil obter aprovação, vale a pena tentar. Finalmente, a terceira opção é tentar solicitar o cartão de crédito em grandes lojas. Esse tipo de cartão normalmente é mais fácil de ser aprovado com limite e para diferentes faixas de renda.
Uma boa opção para os beneficiários do Bolsa Família é tentar solicitar um cartão de crédito em bancos. No entanto, é recomendável ter uma conta bancária (cheque ou poupança) e manter um bom relacionamento com o banco. Alguns bancos usam apenas os ratings internos dos clientes para liberar crédito. Normalmente, o cartão de débito é fornecido primeiro, mas quando o cliente deposita sua renda no banco, ele pode ter a oportunidade de liberar o crédito posteriormente.
Conteúdo por Seu crédito Digital, adaptado por Jornal Contábil
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…