Chamadas

Bolsa Família: cadastro irregular pode cancelar benefício

O Ministério do Desenvolvimento Social está prometendo realizar em breve um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família. Segundo o ministro Wellington Dias, isso vai acontecer para que os beneficiários que estão recebendo os valores indevidamente sejam removidos do programa. Após isso, o benefício deve ser oficialmente implementado.

No entanto, existe uma dúvida por parte de quem recebe o Bolsa Família. O beneficiário quer entender como vão funcionar as suspensões. Para que você saiba quem está na mira do pente-fino do governo, continue lendo o texto.

Leia Também: Como converter o auxílio doença em aposentadoria por invalidez?

Beneficiários com inconsistência cadastral estão na mira do pente-fino

Para dar início ao pente-fino, o governo irá identificar quais as famílias que estão recebendo o benefício sem ter direito a ele. Um dos caminhos que deverão ser seguidos, é saber quais pessoas estão com inconsistências no cadastro ou que estejam desmembradas propositalmente para ter acesso a dois benefícios simultaneamente.

O pente-fino poderá ser sentido logo nos pagamentos do mês seguinte, quando deverá ser implementado o programa de distribuição de renda, Bolsa Família. Isso significa que o governo começará a rever os cadastros dos beneficiários a partir de fevereiro deste ano. Logo, os bloqueios vão ocorrer no mês de março.

Leia Também: Governo define regra que afeta milhões de aposentados do INSS

Atualização dos cadastros no CadÚnico

Por isso, é bom você fazer uma atualização no seu cadastro no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). De acordo com Wellington Dias, após o pente-fino, o programa deve abrir novas vagas para as famílias que se enquadram no recebimento, mas ainda não fazem parte da folha de pagamento.

O governo também deverá fazer uma atualização cadastral para identificar as famílias de baixa renda que, devido a alguma falha cadastral, ainda não estão recebendo, mesmo tendo direito.

O programa Bolsa Família deverá também incluir uma parcela extra de R$ 150 por filho prometida pelo presidente Lula (PT) ainda durante sua campanha presidencial. No entanto, esse valor só será liberado a partir de março.

Até o momento, cerca de 21 milhões de famílias participam do programa de transferência de renda. Sendo que 10 milhões devem ser convocadas para análise dos registros.

Para quem deseja atualizar o cadastro, basta acessar o app do CadÚnico (disponível para Android ou iOS).

Para os que precisam mudar as informações devem comparecer pessoalmente ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, para fazer as alterações.

O Bolsa Família continuará pagando o valor mínimo de R$ 600 aos beneficiários do programa.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago