A partir de hoje, dia 17 de maio, a Caixa Econômica Federal dá início ao pagamento das parcelas do Bolsa Família referentes ao mês de maio. O calendário segue um cronograma escalonado, com datas específicas para cada final de NIS.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o benefício é distribuído nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de maneira escalonada – exceto em dezembro, quando o calendário é adiantado.
Municípios em situação de emergência ou calamidade pública: O pagamento para estas localidades será realizado de forma unificada no primeiro dia do repasse, dia 17/05, independente do final do NIS.
Calendário do Bolsa Família para maio de 2024:
- Final do NIS: 1 – pagamento em 17/5
- Final do NIS: 2 – pagamento em 20/5
- Final do NIS: 3 – pagamento em 21/5
- Final do NIS: 4 – pagamento em 22/5
- Final do NIS: 5 – pagamento em 23/5
- Final do NIS: 6 – pagamento em 24/5
- Final do NIS: 7 – pagamento em 27/5
- Final do NIS: 8 – pagamento em 28/5
- Final do NIS: 9 – pagamento em 29/5
- Final do NIS: 0 – pagamento em 31/5
Quem pode receber o Bolsa Família?
Para receber o Bolsa Família em 2024, é preciso atender a alguns requisitos básicos, como renda mensal por pessoa da família de até R$ 218,00. Esse valor é calculado pela soma da renda total da família e divisão pelo número de membros.
A família precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), que é a porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal. A inscrição é feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios.
Famílias com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos precisam garantir matrícula e frequência escolar regular nas redes de ensino público ou privada. Acompanhamento da carteira de vacinação de acordo com a idade e participação em atividades de saúde e nutrição quando necessário.
Gestantes e mulheres em amamentação também podem receber o benefício. Famílias com membros que possuem deficiências podem ter um valor extra no benefício.
Onde se cadastrar?
Os beneficiários devem se registrar no Cadastro Único (CadÚnico) — a principal ferramenta do governo federal para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais — e esperar por uma análise de elegibilidade.
A inscrição no Cadastro Único não garante a admissão automática nos programas sociais do governo, pois cada um tem suas próprias regras. No entanto, o cadastro é um requisito prévio para que a inscrição seja considerada.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp