Agência Brasil Foto: Rafael Zart/ASCOM/MDSA
Os beneficiários do Programa Bolsa Família já podem começar a se preparar para o recebimento do benefício. Os pagamentos do mês de abril têm início nesta sexta-feira, dia 14. para quem tem o NIS final 1. Os pagamentos ocorrem pela Caixa Econômica Federal e seguem até o dia 28 com valor mínimo de R$ 600.
O programa tem como público-alvo famílias em situação de pobreza e seu relançamento ocorreu em março. Uma das novidades é a inclusão do pagamento de R$ 150 por criança de até 6 anos. A partir de junho, será pago também R$ 50 por integrante entre 7 e 18 anos incompletos e mulheres gestantes cadastradas na família.
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Com a revisão do cadastro, 1,2 milhão de beneficiários foram excluídos do pagamento do Bolsa Família em abril. A verificação de inconsistências na composição familiar resultou no bloqueio.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, estas pessoas entraram no cadastro do governo no segundo semestre de 2022 informando que moram sozinhas e, agora, necessitam atualizar as informações para voltar a receber o benefício.
Quem se cadastrou nos últimos seis meses de 2022, mora sozinho e teve o benefício bloqueado neste mês de abril, tem até 60 dias para ir ao posto de atendimento do seu município e atualizar as informações do Cadastro Único.
O beneficiário pode ter acesso ao dinheiro através dos cartões e senhas utilizados para saque do Auxílio Brasil. Estes continuam valendo.
As famílias que recebem seu benefício pelo aplicativo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, vão receber o Bolsa Família da mesma forma e vão poder continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo.
No início de março houve o lançamento do aplicativo Bolsa Família para smartphones, que substituirá o aplicativo do Auxílio Brasil. Assim, o beneficiário também poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo aplicativo.
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Caso haja dúvidas sobre o benefício, é possível acessar de várias maneiras. Pelo telefone 121, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O atendimento eletrônico funciona todos os dias, 24 horas por dia. Ou pelo telefone 111, canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa Econômica Federal com informações sobre o cartão e o saque do benefício.
Quem tem acesso à internet pode ir no aplicativo Bolsa Família, onde o responsável familiar pode consultar informações como valor, situação e a data de pagamento do seu benefício.
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