Foto: DINO
Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou nesta quinta-feira (14), durante discurso na Conferência Global Millennium (evento que reúne igrejas evangélicas), que determinará ao Ministério de Minas e Energia (MME) que altere a bandeira tarifária de energia elétrica para rebaixá-la a um valor menor a partir do mês que vem.
“Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Dói a gente autorizar o ministro Bento [Albuquerque], das Minas e Energia, a decretar a bandeira vermelha. Dói no coração, sabemos da dificuldade da energia elétrica. Vou determinar que ele volte à bandeira normal a partir do mês que vem”, disse o presidente, que não quis entrar em detalhes sobre qual seria a redução pretendida.
Não é segredo para ninguém que o Brasil está vivendo uma das piores crises hídricas em 91 anos. Os reservatórios das usinas hidrelétricas estão abaixo do esperado. O que fez aumentar o custo de energia, ao ter que acionar as usinas termelétricas, que são as mais caras.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou em agosto, a criação de uma nova bandeira tarifária na conta de luz, chamada de bandeira de escassez hídrica (com uma taxa de R$ 14,20 para cada 100 kilowatt-hora – KWh consumidos. A nova bandeira começou a valer no dia 1° de setembro.
Também nesta quinta-feira, o ministro Bento Albuquerque ao participar da 40ª edição do Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX) 2021, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), disse que o Brasil não está correndo o risco de racionamento de energia devido à grave crise hídrica. Albuquerque também declarou que desde 2020 o governo está monitorando a situação e vem tomando as medidas necessárias para garantir o abastecimento de energia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…