Chamadas

Bolsonaro garante que não irá mudar o ministro da economia

Jair Bolsonaro (sem partido) declarou nesta sexta-feira (22) que tem “confiança absoluta” em Paulo Guedes, ministro da Economia. Ele também ressaltou que não pretende fazer “nenhuma aventura” na economia.

O presidente resolveu fazer uma visita ao Ministério da Economia, na tarde desta sexta-feira (22), que continuava turbulenta no mercado financeiro devido a proposta do governo de alterar a regra do teto de gastos públicos para bancar o programa social Auxílio Brasil. A visita se deu também um dia após o ministro da Economia ter recebido pedidos de demissão de quatro secretários, que disseram estarem saindo por motivos pessoais.

“Tenho confiança absoluta nele, ele entende as aflições que o governo passa. [Guedes] assumiu em 2019, fez um brilhante trabalho, quando começou 2020, a pandemia, uma incógnita para o mundo todo”, declarou Guedes.

O presidente também afirmou, segundo o G1 (portal de notícias da Rede Globo), que não fará nenhuma aventura.

“Deixo claro a todos os senhores: esse valor decidido por nós tem responsabilidade. Não faremos nenhuma aventura. Não queremos colocar em risco a nada no tocante à economia”, disse Bolsonaro sobre os R$ 400 que devem ser pagos no Auxílio Brasil em 2022.

Estava sendo ventilado em Brasília, que o ministro da Economia, Paulo Guedes já estava com sua carta de demissão pronta. No entanto, após se reunir com Bolsonaro, no próprio Ministério, Guedes recebeu o apoio do presidente que deixou claro que quer a sua permanência na pasta.

Bruno Funchal já tem substituto

Após a saída de Bruno Funchal, o Ministério da Economia já tem um nome para substituí-lo, segundo informações, o novo secretário especial de Tesouro e Orçamento será Esteves Colnago, atual chefe na Assessoria Especial de Relações Institucionais no Ministério da Economia. Colnago é Mestre em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e já foi ministro do Planejamento, no governo Michel Temer.

No entanto, Paulo Guedes ainda não definiu um nome para assumir o cargo de Secretário do Tesouro Nacional em substituição a Jefferson Bittencourt.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Últimos ajustes para o consignado ao trabalhador do setor privado

O governo federal se prepara para lançar nos próximos dias uma nova modalidade de crédito…

8 minutos ago

Pix por Aproximação entra em vigor nesta sexta-feira

O Pix, sistema de pagamento instantâneo do Brasil, tem se destacado pela sua rapidez e…

46 minutos ago

Empréstimo do saque-aniversário do FGTS bloqueado? O que está acontecendo

Olá! Se você está enfrentando dificuldades para antecipar o saque-aniversário do FGTS em 2025, saiba…

49 minutos ago

Empresa de Petróleo abre concurso para contador; R$ 9 mil de salário

Se você é contador e está em busca de uma oportunidade no setor de petróleo…

57 minutos ago

Operações de M&A: Um Guia Completo para Entender Fusões e Aquisições

As operações de fusões e aquisições (M&A, do inglês Mergers and Acquisitions) são processos complexos…

1 hora ago

Ficou sem restituição do IRPF em 2024? Receita libera novo lote

Se você declarou o Imposto de Renda de 2024, mas até agora não recebeu sua…

1 hora ago