Chamadas

Bolsonaro na mira da PF: acusação de fraudar cartão de vacina

A Polícia Federal (PF) cumpriu 17 mandados de busca e apreensão, além de 6 de prisão preventiva (4 em Brasília e 2 no Rio), sendo três contra ex-assessores de Jair Bolsonaro na Operação intitulada “Venire”.

A investigação corre no âmbito do inquérito que apura a atuação de milícias digitais e a  suspeita é que cartões de vacinação tenham falsificações.

O ex-Presidente Jair Bolsonaro (PL) é suspeito de integrar uma associação criminosa que fraudava dados de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. Além dele, estão sob investigação a esposa Michelle Bolsonaro e o ex-ajudante de Ordens Mauro Barbosa Cid.

A operação da PF tem o intuito de conferir certificados falsos de vacinação a quem não tinha se vacinado, para que estas pessoas pudessem circular livremente por locais onde a imunização era exigida. 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Operação Venire

Policiais prenderam seis suspeitos, entre eles o ajudante Mauro Barbosa Cid, e apreenderam celulares de Jair e Michelle Bolsonaro. De acordo com o site G1, os demais presos foram o policial militar Max Guilherme, segurança de Bolsonaro, militar do Exército Sérgio Cordeiro, segurança de Bolsonaro, secretário de Governo de Duque de Caxias (RJ), João Carlos de Sousa Brecha, sargento do Exército Luís Marcos dos Reis, ex-integrante da equipe de Mauro Cid, Ailton Gonçalves Moraes Barros e o  candidato a deputado estadual pelo PL-RJ em 2022.

O ajudante Mauro Cid foi prestar depoimento na PF, mas recebeu orientações de advogados para ficar calado. Ainda de acordo com site G1, Mauro Cid controlava o cadastro de Bolsonaro no Conecte SUS. Os acessos se davam por meio de IP atribuído a Cid, segundo a Polícia Federal. Com base nisso, a PF sustenta que Bolsonaro sabia da fraude, e por isso, pediu as buscas.

Leia também: Ex-Presidente Jair Bolsonaro É Alvo De Operação Da Polícia Federal

Bolsonaro nega acusações

Em declaração à imprensa, Jair Bolsonaro nega adulteração em cartão de vacinação e reiterou que não tomou as vacinas contra a Covid-19. Ele também confirmou ter entregue seu celular à PF e disse que o aparelho não tem senha de bloqueio. 

O ex-Presidente também se negou a depor na Polícia Federal e encontra-se reunido na sede do Partido Liberal com aliados.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

9 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago