Imagem por @artalvesmon / freepik
Os Microempreendedores Individuais (MEIs) vão poder solicitar um empréstimo de até R$ 4,5 mil por meio do aplicativo Caixa Tem, após o presidente Jair Bolsonaro (PL) ter sancionado na quarta-feira (25), a Lei 14.438/22 que libera a linha de crédito.
O texto sancionado por Bolsonaro faz parte da MP 1.107 (Medida Provisória) aprovada pelo Congresso Nacional, que liberou empréstimos para pessoas físicas no valor de até R$ 1,5 mil. A MP foi publicada no Diário Oficial da União. Também foi criado o Programa de Simplificação do Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital).
Para o governo é uma forma de ajudar o pequeno empresário a se formalizar, e também ter acesso a linha de crédito com taxas de juros reduzidas. O Planalto espera que a medida possa beneficiar aproximadamente 4,5 milhões de empreendedores que atualmente não têm acesso a esse sistema financeiro.
Segundo o texto aprovado, as linhas de crédito só poderão ser concedidas a microempreendedores individuais (MEIs) que tenham obtido qualificação profissional técnica junto ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Também será priorizado à concessão de crédito para as mulheres, até que se atinja a proporção de no mínimo 50% de operações realizadas.
A pessoa física para ter acesso a linha de crédito, deverá exercer alguma atividade que seja produtiva ou ser prestadora de serviço (urbano ou rural, individual ou coletivamente). Por outro lado, o MEI deve participar do Programa Nacional de Microfinanças Produtivas (PNMPO).
As instituições financeiras vão poder emprestar dinheiro, para isso, terão como garantia o FGM (Fundo Garantidor de Micro Finanças), da Caixa Econômica Federal. Segundo a MP, as taxas de juros chegam a 3,6% ao mês e prazo máximo de 24 meses para pagar.
Em março deste ano, a Caixa Econômica Federal lançou o Caixa Tem SIM Digital, que permite que as pessoas possam solicitar crédito por meio do Caixa Tem. Basta que elas selecionem a opção “Crédito Caixa Tem”. Será preciso que você faça uma atualização de seus dados de cadastro no aplicativo para que possa conseguir o empréstimo. Os bancos têm até 10 dias para avaliar a solicitação.
Quando você for solicitar o empréstimo precisará informar para que finalidade precisa do dinheiro. Lembrando que é possível através do app realizar uma simulação do financiamento para saber o valor das parcelas. De acordo com o governo, todas as instituições financeiras podem realizar a operação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…