Imagem: @freepik / Freepik
O presidente Jair Bolsonaro sancionou um projeto de lei que cria novas regras para o Pronampe, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que disponibiliza empréstimos para os negócios com juros mais baixos e prazo maior para começar a pagar. O projeto prevê a concessão de crédito garantida pelo FGO até o fim de 2024, a lei atual só previa até o fim de 2021.
O programa foi criado pelo governo federal durante a pandemia de Covid-19 para socorrer pequenos empreendimentos e se tornou permanente em junho do ano passado. O financiamento depende do aporte de recursos da União, mas é operado pelos bancos. Em caso de inadimplência das empresas, o governo federal garante os pagamentos às instituições financeiras por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO).
Enquanto o limite para a receita bruta anual de empresas que recebem os empréstimos era de R$ 4,8 milhões de acordo com as regras antigas, o valor máximo agora passa a ser de até R$ 300 milhões.
A sanção foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (26/05). A proposta também estabeleceu as seguintes novas regras para o Pronampe:
Fonte: Diário Oficial da União
Original de CRC
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…