Imagem por @leonidassantana / freepik
Diferentemente de aposentados e pensionistas do INSS, os beneficiários do BPC/Loas não tinham a possibilidade de contratar empréstimos consignados. Contudo, após muita discussão e projetos de lei que não iam pra frente, enfim, a modalidade foi liberada para o grupo.
Contudo, o empréstimo somente poderá ser contratado, nos moldes regulamentados. Em suma, quem recebe o BPC deve respeitar a margem consignável de 35%. Este percentual nada mais é que o limite da renda que pode ser comprometida em operações envolvendo o crédito consignado.
A finalidade dessa margem é estabelecer um limite máximo para os descontos automáticos, garantindo que o devedor tenha uma parte de sua renda disponível para outros gastos essenciais. Portanto, trata-se de uma medida de proteção, evitando o comprometimento excessivo da renda com dívidas e promovendo um equilíbrio financeiro mínimo.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do contratante. Ele é geralmente oferecido a servidores públicos, pensionistas, aposentados e agora a beneficiários do BPC/Loas.
Em suma, as parcelas são descontadas automaticamente do salário ou benefício, antes mesmo de o dinheiro ser disponibilizado para o tomador do empréstimo. Logo, na modalidade, não haverá necessidade de emitir boletos ou efetuar pagamentos em aplicativos, visto que o valor será abatido de forma automática.
Tais conjunturas oferecem mais garantia às instituições credoras de que a divida será quitada, por isso, as taxas de juros praticadas no consignado costumam ser mais baixas. Ainda sim, o crédito deve ser utilizado com responsabilidade, considerando as respectivas condições financeiras e capacidade de pagamento .
Conheça algumas vantagens da modalidade:
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um programa do governo regulamentado pela Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) destinado a garantir um salário mínimo mensal a pessoas idosas com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de prover a própria subsistência ou de tê-la provida por suas famílias.
Em geral, para ser elegível ao BPC/Loas, além da idade ou da condição de deficiência, é necessário que a renda per capita familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo vigente. Cabe salientar que o benefício não é contributivo, ou seja, não exige contribuição prévia ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para ser concedido.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…