Imagem por @vicjosh / freepik
O BPC é um benefício da assistência social que paga o valor de um salário mínimo todos os meses às pessoas idosas com idade de 65 anos ou mais e/ou pessoa com deficiência de qualquer idade que não podem garantir a sua sobrevivência.
Para receber o benefício é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, ou ter nacionalidade portuguesa, com residência comprovada no Brasil. Ainda é necessário ter renda por pessoa do grupo familiar igual ou menor que ¼ do salário mínimo.
Como foi dito acima para receber o beneficio é necessário ter renda por pessoa do grupo familiar igual ou menor que ¼ do salário mínimo, (atualmente R$ 303,00).
Para verificar se a família do idoso ou da pessoa com deficiência possui renda igual ou menor que ¼ do salário mínimo por pessoa, devem ser somados todos os rendimentos recebidos no mês por aqueles que compõem a família.
Deve ser considerado parte da família, desde que vivam sob o mesmo teto:
Vale lembrar que para realizar o requerimento é preciso estar cadastrado no CadÚnico. O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS como:
Para solicitar o BPC pelo Meu INSS, basta seguir o passo a passo:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…