De autoria do Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que dá concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) às pessoas de nacionalidade portuguesa e aos estrangeiros residentes no País. O Projeto de Lei já vem tramitando pelas comissões da Câmara e na última semana, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
O autor do projeto lembrou que, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido em favor dos estrangeiros residentes no país. Eles são beneficiários da assistência social desde que atendidos os requisitos constitucionais e legais.
O BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada), que agora é chamado de auxílio-inclusão, é um direito assegurado a toda pessoa idosa, acima de 65 anos, de baixa renda. Assim como aos portadores de deficiência de origem física, intelectual ou sensorial também de baixa renda e de qualquer idade.
Atualmente, o valor de um salário mínimo (R$ 1.100) é pago pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em casos de vulnerabilidade permanente.
Para receber o benefício é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:
O projeto ainda terá algumas etapas a serem cumpridas até virar Lei. O próximo passo é ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta foi aprovada por recomendação do relator, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL): “A concessão do BPC aos cidadãos estrangeiros de qualquer nacionalidade e, nomeadamente, aos cidadãos portugueses residentes no Brasil corresponde aos interesses nacionais no plano do relacionamento com as demais nações. Além disso, traduz-se como providência de evidente caráter humanitário e de senso de justiça”, avaliou Pedro Vilela.
Vamos aguardar para que no ano que vem, vire Lei e seja colocada em prática e possa beneficiar muitos estrangeiros que moram no Brasil.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…