Para receber o BPC preciso pagar ou já ter pago o INSS?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), remete a um provento assistencial que destina pagamentos mensais a idosos com 65 anos ou mais, ou a pessoas com deficiência (PCDs) de qualquer idade. Além de se enquadrar em algum destes perfis, o beneficiário deve cumprir com os critérios de limite de renda do programa, visto que os valores somente são devidos, quando núcleo familiar não possui condições plenas de garantir o próprio sustento.
Todos aqueles que estão amparados pelo benefício de transferência de renda, devem estar inteirados das regras exigidas, para assim garantir a manutenção dos pagamentos. Além dos critérios supracitados, é essencial que o beneficiário esteja inscrito no Cadastro Único (Cadúnico) com o cadastro devidamente atualizado.
É neste ponto que será necessário ligar o alerta, a desatualização cadastral no Cadúnico, pode gerar a suspensão dos pagamentos do BPC. Se o pior acontecer, fique tranquilo que é possível reaver a continuidade dos depósitos, inclusive, receber os retroativos pelo período de suspensão, bastando fazer a atualização dos informados no sistema e contatar o INSS, de modo a comprovar que as regras estão sendo cumpridas.
Contudo, certamente ninguém quer ficar sem receber os valores mensais por um tempo indefinido, portanto, o melhor aqui, será se precaver e cumprir com todas as exigências que irão garantir a permanência dos repasses mensais. Sendo assim, saiba no decorrer do artigo, quando será necessário atualizar o cadastro.
Previamente, vale dizer que muitos podem conhecer o BPC pela alcunha de Loas, sigla que representa a Lei Orgânica da Assistência Social. Isto ocorre, pois, esta é a parte da legislação brasileira que regulamenta as regras e pagamentos do benefício.
Conforme o previsto na referida lei, é garantido o pagamento mensal de um salário mínimo, aos beneficiários cuja renda familiar per capita equivale a ¼ (um quarto) do piso nacional vigente. Em outras palavras, para cada integrante, a renda deve ser de no máximo R$ 325,50, considerando o piso de R$ 1.302 que vigora no momento.
Além disso, é preciso que beneficiário esteja enquadrado no público alvo do provento, ou seja, ser um idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou PCD de qualquer faixa etária.
Apesar de ser intermediado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o BPC não exige as contribuições mensais, porém, exige o critério de límite de renda previamente anunciado. Isto porque, não estamos falando de um benefício previdenciário, mas sim assistencial-social de transferência de renda.
O Cadúnico diz respeito a uma importante ferramenta utilizada pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda, e posteriormente direcioná-las para programas sociais, como o BPC/Loas. Logo, este será o principal método para que o poder público saiba quem possui direito ao benefício.
Sendo assim, quando a pessoa não cumpre com a regularidade de atualização cadastral, automaticamente é levantada a suspeita de que ela não cumpre mais com o benefício concedido, podendo então acontecer a suspensão dos pagamentos.
Primeiramente os depósitos mensais serão suspensos, até que a pessoa comprove que ainda está enquadrada nas regras de concessão do programa, mediante a atualização. Caso isto não ocorra dentro do período legal, o BPC pode ser bloqueado de forma definitiva, logo, esteja atento a esta a exigência.
Para averiguar a necessidade da atualização cadastral, o beneficiário deve observar três situações, em que ele deverá regularizar sua situação. Em suma, o cadastro deverá ser atualizado nos seguintes casos:
Caso você esteja enquadrado em alguma das situações elencadas, será importante se dirigir a alguma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próxima a sua casa, para fazer a devida atualização cadastral.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…