BPO de RH: entenda os benefícios de terceirizar a área de Recursos Humanos de uma empresa

O BPO trata-se do processo de contratação de uma empresa terceirizada para assumir integralmente ou parcialmente alguma área de um negócio. Ao contratar um BPO de RH (Recursos Humanos), por exemplo, a empresa repassa parte de suas atividades, como a elaboração do plano de cargos e salários, avaliação de desempenho e mapeamento de necessidades de treinamento, para um time especializado no assunto, proporcionando maior agilidade na implantação das subáreas, qualidade no trabalho e gerando mais economia para o empreendimento.

Como explica a especialista em recursos humanos da POP RH®, Ana Carolina Ribeiro Guerra, o BPO vem se tornando uma excelente alternativa, já que dessa forma a empresa consegue delegar grande parte de suas demandas e o time interno pode focar nas demais áreas do negócio, as chamadas “core business” ou de maior especialidade do empreendimento.

“Ao longo dos últimos anos, empresas têm enfrentado a crescente necessidade de redução contínua de custos, especialmente diante das múltiplas instabilidades e crises econômicas. Essa busca pela otimização financeira se configura como um dos principais motivadores para a formação de parcerias com fornecedores de serviços de terceirização de processos de negócios, ou BPO (Business Process Outsourcing)”, comenta Ana Carolina, acrescentando que essa postura pode ser notada pelo alto índice de terceirização em outsourcing no Brasil.

“O brasil já ocupa a quarta posição no ranking de indústrias globais de terceirização, de acordo com levantamento da A.T Keamey Global Services Location. A perspectiva é que essa tendência de crescimento na adoção de parcerias com BPOs perdure ainda por muitos anos devido a necessidade de eficiência operacional, flexibilidade e adaptação às condições econômicas dinâmicas. Toda essa dinâmica ressalta a importância crescente da terceirização como uma estratégia empresarial viável e sustentável em meio aos desafios do cenário econômico atual”, ressalta a especialista.

Como comenta Ana Carolina, ao escolher parceiros de BPO confiáveis e alinhados com seus objetivos, as empresas podem alcançar resultados positivos e impulsionar seu crescimento.

“Ao contratar um BPO de RH a empresa não precisará gastar com uma estrutura de ponta e com profissionais altamente capacitados para ter um serviço de qualidade, já que o BPO oferece tudo isso, dentro das possibilidades do contratante. Além disso, com um time especializado focado nessas tarefas, as rotinas são otimizadas e as conclusões das atividades se tornam mais ágeis e eficazes. Garantindo ainda que, com o suporte e as orientações da empresa parceira, as tomadas de decisões se tornem ainda mais rápidas e estratégicas, focadas sempre na qualidade e no crescimento da companhia”, explica a especialista.

 

POP RH

A POP RH® é uma empresa especializada em Recursos Humanos e oferece soluções para pequenas e médias empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Entre os produtos e serviços estão BPO de RH (Recursos Humanos), elaboração de estratégias para atração, retenção e desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, aplicação e análise de pesquisa de clima, implantação de programas e mentorias para o desenvolvimento de líderes nas empresas e planos para o desenvolvimento de carreiras. Para mais informações acesse: www.poprh.com.br

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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