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O brasileiro adora ter um “amiguinho” em casa. Não rara às vezes, muito mais que dois ou três. Com a pandemia, muitos voltaram suas atenções a seus cães, gatos, pássaros e peixes. Este segmento do mercado não tomou conhecimento da crise econômica que assolou a maioria do comércio.
Os brasileiros gastam mais de 15 bilhões de reais por ano com produtos e serviços para animais, segundo dados divulgados pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). Os números colocam o Brasil como o segundo maior mercado do mundo no ramo pet. Você sabia disso?
Os números extraordinários do setor nos últimos anos chamam a atenção. O faturamento total do segmento, que inclui indústria e varejo, foi de R$ 35,4 bilhões até o terceiro trimestre de 2019. Um crescimento de 3% sobre o ano anterior inteiro, que registrou R$ 34,4 bilhões, segundo o Instituto Pet Brasil.
No PIB, o produto interno bruto do país, isso já se traduz em uma fatia de 0,36%, superior aos segmentos de utilidades domésticas e de automação industrial, segundo a Abinpet.
Dificilmente encontra-se crise nesse segmento, especialmente em comércio e serviços, que tem se mostrado cada vez mais criativos e inovadores, movimentando mais de R$34,4 bilhões no país.
Um mercado tão promissor fez com que muitos empreendedores desenvolvessem seus negócios voltados para esse tipo de prestação de serviço. Para montar um pet shop é preciso ter em mente os serviços que serão oferecidos dentro dos 4 segmentos:
Outra curiosidade deste mercado é a diversidade nos produtos para os “bichinhos”. Existem cervejas, chocolates, alimentos nutritivos, suplementos, medicamentos, produtos para higiene e até mesmo peças de moda dedicadas exclusivamente para os pets
De olho nesta lucratividade, o chef e apresentador de TV, Érick Jacquin, lançou a marca Mon Petit Chéri, que produz molhos gourmet para bichinhos de estimação. São quatro sabores de molhos: salmão à carbonara, champignon ao azeite trufado, fois agridoce e legumes ao creme de leite. Os produtos podem ser consumidos por cachorros, gatos e até humanos. Bem, ao menos é isso que garante o apresentador.
Além da venda de alimentos, o mercado expande oferecendo também banhos, hidratação, tosa na máquina, tosa na tesoura, tosa higiênica, desembaraçamento, tingimento dos pelos, escovação de dentes, limpeza de ouvido e corte de unhas.
O banho e a tosa se destacam como um dos serviços mais procurados em um pet shop. Conforme uma pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Varejo e Comércio (SBVC), 90% dos entrevistados procuram esse estabelecimento para banhar e tosar seu pet.
Acredite ou não, mas para algumas pessoas o pet shop não é apenas um local em que o seu pet pode ser banhado e tosado ou até mesmo medicado, mas também um espaço onde ele pode receber um tratamento sofisticado.
Algumas pessoas procuram o pet shop para realizar tratamentos no pet e até mesmo para hospedá-lo. Isso foi o que constatou uma recente pesquisa: 15% das pessoas que frequentam um certo pet shop, levam o seu pet para ser hidratado; 6%, para hospedá-lo; 4%, para deixá-lo com cuidadores qualificados; 2% para adestrá-lo; e mais 2% para realizar tratamento de ofurô e aromaterapia.
A tendência é que os serviços voltados para os pets se ampliem ainda mais, considerando que, no cenário atual, há uma intensa preocupação com o bem-estar do animal, o que pode motivar o surgimento de outros tipos de serviços. Conclusão: o céu é o limite quando o assunto são os cuidados com nossos amigos.
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