Imagem: Reuters / Jim Bourg / Direitos Reservados / Agência Brasil / Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no dia 10 de fevereiro. Ele deve ser recebido na Casa Branca em Washington, D.C, sede do governo dos Estados Unidos.
Os Estados Unidos serão o terceiro país visitado por Lula desde que assumiu o cargo em 1º de janeiro. Antes disso, o petista irá para Argentina e Uruguai, nos dias 22 a 25 de janeiro.
Na Argentina, o presidente participará da cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula também planeja viajar para China e Portugal nos próximos meses. As datas ainda não foram confirmadas.
Leia Também: Lula decide novo reajuste do salário mínimo para 2023
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, já afirmou que o Brasil terá relações equilibradas com grandes “global players”, como Estados Unidos e China.
Em dezembro, ainda como presidente eleito, Lula recebeu o assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan. Foi uma entrevista preparatória para o encontro com Biden.
Biden e Lula se falaram por telefone após os ataques à sede dos Poderes em 8 de janeiro. No entanto, a visita aos EUA já estava preparada com antecedência.
Fontes ligadas ao governo dos Estados Unidos acreditam que o Brasil voltará a assumir um papel de destaque e uma força atuante no cenário internacional.
Aliás, o rearranjo das relações internacionais foi um tema que os integrantes do novo governo consideraram de primordial importância.
Leia Também: IBGE: Taxa de desemprego no Brasil caiu para 8,1% em novembro
Lula irá para Argentina neste domingo (22) em sua primeira viagem internacional de seu terceiro mandato. Em Buenos Aires o presidente brasileiro, se encontrará com Fernández, presidente Argentino.
O governo informou que há a intenção do encontro entre os chefes de Estado é de selar uma retomada da parceria estratégica entre Brasil e Argentina. Isso indicará uma nova fase na reconstrução das relações, isso porque, o presidente argentino teve atritos e afastamento com Bolsonaro.
O encontro também resultará na assinatura de um acordo de integração econômica e energética, a expectativa é de que a viajem de Lula a Argentina e do Uruguai, esclareça a perspectiva de quando e como será possível destravar o acordo comercial do Mercosul com a União Europeia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…